Larissa Mundim / zeroum comunicação

A programação prevê também narração de histórias, oficinas, práticas de yoga para pais e filhos, espetáculos, shows musicais, entre junho e dezembro de 2020 

Um rinoceronte e uma garça cuidam, juntos, de um bebê. Quem conta esta história fantástica é a atriz e escritora Kiara Terra, durante a LIVE do Pra Ler o Mundo, no dia 13 de junho (sábado), às 11 horas, pelo Instagram @praleromundo. Com mais de 100 atividades, este projeto realizado pela Cia. Ju cata-histórias, com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, busca estimular a leitura de crianças e ocupar a Biblioteca do Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.  

De Portugal, no sabado, Kiara Terra fará a abertura da série de sete Encontros com a Literatura Infantil, que tem como convidados escritores, editores e livreiros com trabalho amplamente reconhecido. Conhecida por grande capacidade de improviso que diverte plateias de todas as idades, Kiara é uma especialista na criação de narrativas colaborativas a partir da escuta das perguntas do seu público. Nos últimos 17 anos, ela viaja todo o Brasil realizando a formação de professores e agora estende suas atividades de pesquisa para Portugal, onde é doutoranda em Sociologia da infância na Universidade do Minho, em Braga. Publicou livros de literatura infantil e artigos sobre a Arte da escuta e suas possibilidades.

Pelo Instagram e pelo Facebook @praleromundo, a estreia da programação ocorreu em 2 de junho, com a narração do conto “Felicidade clandestina”, de Clarice Lispector pela Cia. Ju cata-histórias. Nesta terça-feira (9/6), se iniciaram as práticas de Yoga para pais e filhos (entre 5 e 11 anos), com a instrutora Nanda Araújo. Com exceção das LIVES, o conteúdo já disponibilizado segue disponível nos canais @praleromundo podendo ser acessado a qualquer momento.

Nos próximos dias, a programação segue com a narração do conto “Dikeledi e as voltas que o mundo dá”, pelo Núcleo Histórias de Comadres, que estreia no dia 16 de junho, às 10 horas. A história perpassa o universo da Capoeira Angola e seus instrumentos musicais.

Na semana seguinte, a criançada está convidada para a oficina de brinquedo-percussão e vivência musical, com Juliana Mado. A atividade que estará disponível nos canais @praleromundo em 23 de junho, às 10 horas, propõe reutilização de materiais para a produção caseira do ganzá, instrumento tradicional em diversas manifestações populares, como samba, côco e ciranda.

“Conto de um caipira” é a última estreia do Pra Ler o Mundo de junho e será publicada no dia 30, às 10 horas. O violeiro Victor Batista conta “causos” para crianças de até 12 anos, com foco na Cultura Popular. Uma oportunidade divertida de reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente.

Conceito

Pra Ler o Mundo é um projeto da Cia. ju cata-histórias, que se configura como uma ação do Festival Encontro e Conto. O Encontro e Conto – Festival de narratividades teve sua primeira edição realizada em agosto de 2018, com apoio do FAC Artes Integradas/2016.

“Este trabalho tem como meta colaborar para a formação de pessoas mais intelectualmente autônomas e aptas a criar, de fato, suas próprias leituras de mundo”, revela Juliana Mado, idealizadora do projeto. Segundo ela, para isso, a equipe do projeto e profissionais convidados se propõem a promover experiências estéticas cuidadosas, como oportunidade de desenvolvimento de atitudes criativas e de sujeitos criadores.

Em junho e julho, as ações do projeto serão virtualizadas, mas o projeto foi concebido para promover encontros presenciais gratuitos entre pais e filhos, além de grupos escolares nos ambientes da Biblioteca do Centro Cultural Oscar Niemeyer. Juliana Mado explica que, em função das recomendações de isolamento social, a programação sofreu adaptações, aceitando o desafio de manter a qualidade dos trabalhos. “Existe um ganho na virtualização dos encontros, agora um número incontável de pessoas em todo o mundo poderá ter acesso ao conteúdo on-line.”

Ciclos de formação

A ação continuada é uma das estratégias do Pra Ler o Mundo, tanto para estimular a leitura das crianças quanto para motivar a ocupação da Biblioteca do Centro Cultural Oscar Niemeyer, a partir da flexibilização com segurança das rotinas de isolamento social. Para tanto, o projeto foi concebido em quatro ciclos: A Criança e o Livro em Multilinguagem, De Férias na Biblioteca, A Fábula e o Teatro, O Livro e o Brincar.

Sendo assim, entre junho e dezembro de 2020, 100 atividades deverão ocorrer semanalmente: narração de histórias, espetáculos, shows musicais, práticas de yoga para pais e filhos, oficinas de ilustração, marcenaria, bonecas Abayomi, entre outras. A programação também prevê, uma vez por mês, o Encontro com a Literatura Infantil, que conta com a curadoria da escritora e editora Larissa Mundim.

Em julho, os Encontros com a Literatura Infantil preveem a participação do editor Paulo Verano, cofundador da Barbatana (SP), editora independente de alta qualidade criativa dedicada ao público infantil. Para estes encontros também têm participação confirmada dos seguintes profissionais atuantes na cadeia produtiva do livro para crianças: Peter O Sagae (SP), Alessandra Roscoe (DF), Tino Freitas (DF), Melissa Pomi (GO) e Polly Duarte (GO).

Confira aqui as LIVES e as estreias das atividades de junho e julho do Pra Ler o Mundo:

JUNHO

13 jun ׀ 11h – Encontro com a Literatura Infantil, LIVE com a atriz e mediadora de leitura Kiara Terra. Canal: @praleromundo (Instagram)

16 jun ׀ 10h – Narração do conto “Dikeledi e as voltas que o mundo dá”, com o Núcleo Histórias de Comadres (Jordana Dolores). Canal: @praleromundo (Instagram e Facebook)

23 jun ׀ 10h – Oficina de Brinquedo-percussão: Ganzá, com Juliana Mado. Canal: @praleromundo (Instagram e Facebook)

30 jun ׀ 10h – Narração de “Contos de um caipira”, com Victor Batista Violeiro. Canal: @praleromundo (Instagram e Facebook)

JULHO

07 jul ׀ 10h – Prática de Yoga para pais e filhos, com Nanda Araújo. Faixa etária: 5 a 11 anos. Canal: @praleromundo (Instagram e Facebook)

11 jul ׀ 11h – Encontro com a Literatura Infantil, LIVE com o editor Paulo Verano (Edições Barbatana). Canal: @praleromundo (Instagram)

14 jul ׀ 10h – Espetáculo: “Contos, cantos e otras cositas mas”, com Ludmyla Marques, Nathalia Caule e Kamila Marques. Canal: @praleromundo (Instagram e Facebook)

21 jul ׀ 10h – Oficina de Brinquedo-percussão: Gunga, com Juliana Mado. Canal: @praleromundo (Instagram e Facebook)

28 jul ׀ 10h – Narração de “Afro Brasileiros: história, contos e encantos”, com Gil Tobias. Canal: @praleromundo (Instagram e Facebook)

Mais info: www.praleromundo.com.