Loren – Kasane 360

Programa Empresário Sombra, da ONG Junior Achievement, propicia a alunos do Ensino Médio oportunidade de conviver com profissionais da área que pretendem atuar no mercado

Para quem é estudante do Ensino Médio e tem dúvidas quanto à carreira profissional que pretende seguir, a oportunidade de acompanhar por um dia a rotina de um profissional da área pode ajudar a conhecer um pouco sobre a profissão almejada e até ser decisiva na escolha pelo campo de atuação no mercado. Anualmente, a ONG de educação empreendedora Junior Achievement Goiás realiza o programa Empresário Sombra Por um Dia, que propicia essa oportunidade a estudantes goianos. Neste ano, a data oficial da ação é dia 21 de novembro. 

Cerca de 100 alunos de 11 escolas de Goiânia, Trindade e Senador Canedo participam da edição deste ano. Foram selecionados estudantes que já são atendidos pela JÁ Goiás, com prioridade aos que se formaram pelo programa Miniempresa. O estudante Márcio Guimarães, 16 anos, é um dos que integra o programa Empresário Sombra deste ano. Ele, que pretende atuar na área do mercado financeiro, participou em outubro da rotina de um empresário da Terral Incorporadora, e ressalta que a experiência o ajudou a conhecer melhor o meio em que pretende trabalhar.

“Vi no projeto Empresário Sombra uma chance de conhecer melhor esse meio e decidir se isso é realmente o que eu quero seguir. Gostei muito do programa e do pessoal da Terral, que foi muito receptivo e preparado para receber os alunos. O empresário que acompanhei me mostrou como o departamento financeiro da empresa funciona nos mínimos detalhes, participei de reuniões e pude conversar com outros profissionais que trabalham lá. Tudo isso me mostrou os prós e contras da profissão. Foi um grande auxílio”, afirma.

Já o estudante Gabriel Dias, 17 anos, ainda vai vivenciar a experiência de acompanhar a rotina de um CEO da empresa Adão Imóveis, e está ansioso. “A gente imagina como é o dia a dia do profissional, mas não consegue saber de verdade como é essa realidade. Então, uma oportunidade como essa do Empresário Sombra é ótima”, destaca. Gabriel pretende cursar Economia.

Tanto os estudantes quanto os profissionais envolvidos no programa recebem certificados, entregues durante evento de confraternização que será realizado no dia 21 de novembro. Além de empresas, os alunos podem acompanhar a rotina de profissionais de hospitais e universidades. As áreas contempladas neste ano são medicina, arquitetura, economia, administração, psicologia, mercado financeiro, engenharia civil, biotecnologia, engenharia ambiental, medicina veterinária e biologia.  

Diretora executiva da Junior Achievement Goiás, Marisa Brandão destaca que o Empresário Sombra é importante tanto para o aluno quanto para o empresário que, naquele momento, atua como voluntário. “O jovem conhece a realidade e os desafios do profissional, e para o profissional é uma chance de reavaliação do seu dia, dos seus processos e da sua carreira de um modo geral. É um benefício mútuo”, avalia.