Allan David

Programação no Órion Shopping será gratuita, das 9h ao meio-dia deste sábado, e irá oferecer atividades como pique-pega, queimadas e outras. Ação é também alerta sobre necessidade de uma rotina mais ativa e menos sedentária para criançada de hoje. Segundo a OMS, 78% das crianças brasileiras não seguem recomendação mínima de ao menos uma hora por dia de movimentação mais intensa 

Criança que fica muito tempo parada, sem atividade física, pode ter dificuldade para desenvolver habilidades como equilíbrio, coordenação motora, desenvolver obesidade e outros problemas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os pequenos devam ter no mínimo uma hora por dia de movimentação mais intensa, o que não tem sido feito pela grande maioria das crianças brasileiras, já que 78% delas não seguem tal recomendação, segundo levantamento da própria OMS. Para muitos especialistas em saúde infantil, o problema está no moderno estilo de vida das crianças de hoje, que não são tão adaptadas àquelas tradicionais brincadeiras de rua e mais imersas no universo tecnológico de celulares e tablets. 

Um evento com entrada gratuita e que ocorre neste sábado (12/10), Dia das Crianças, no Órion Shopping em Goiânia, propõe justamente esse alerta sobre a importância de uma rotina mais ativa e menos sedentária para a criançada. Quem quiser relembrar com seus filhos os velhos tempos das brincadeiras de rua, como pique-pega, queimada e outras atividades, poderá fazê-lo durante a programação especial oferecida pelo centro de compras, que fica no Setor Marista, entre as 9h e o meio-dia. Haverá ainda pintura do rosto, balões, brinquedoteca, mesa de comidinhas e até oficina de culinária infantil.

“Nós preparamos uma programação com atrações variadas, buscando envolver também os pais e responsáveis nesse momento especial, de comemoração, que colabora para a saúde física e mental das crianças. Serão atividades lúdicas que ajudam em muito o desenvolvimento psicomotor delas”, comenta a gestora de marketing do Órion Business & Health Complex, onde está o Órion Shopping, Patrícia Naves.

As atividades da animação infantil, incluindo as brincadeiras de rua, serão coordenadas pela médica pediátrica Isabela Santiago. Ela é diretora da Bela Infância Clínica Pediátrica, que está realizando o evento em parceria com o Órion Complex.

Arrecadação de brinquedos

Dia das Crianças no Órion abrirá espaço também para exercitar a solidariedade. Na recepção do evento será montado um ponto de arrecadação de brinquedos novos e usados em bom estado de conservação, que serão doados a crianças assistidas por instituições filantrópicas da capital. “Essa ação será uma oportunidade para as crianças aprenderem outro importante valor: a solidariedade”, acrescenta Patrícia Naves.

Mês a mês, o Órion Complex, que é um complexo imobiliário de negócios e saúde, promove eventos gratuitos voltados à comunidade em geral. São programações ligadas ao projeto Viva Saudável Órion, implementado neste ano. A iniciativa visa a reunir a população em atividades de incentivo aos cuidados com a saúde e bem-estar. O Órion Shopping, onde ocorrerá o Dia das Crianças, é um dos empreendimentos instalados no Órion Complex, que possui ainda centenas de clínicas médicas, salas comerciais, um hotel de luxo, um centro de convenções e um hospital privado de alta complexidade, que será inaugurado ainda neste ano.

Xô sedentarismo

A médica pediátrica Isabella Santiago, que estará coordenando as atividades de programação especial que será oferecida pelo Órion Shopping, alerta que o sedentarismo na infância pode comprometer o bem-estar físico e mental, o desenvolvimento da coordenação motora, a capacidade de socialização e a autoconfiança das crianças para se desafiar de modo saudável e lidar com suas limitações.

A médica sugere que deve partir dos pais o estímulo para as crianças se engajarem em atividades físicas. “Crianças cujos pais são sedentários, que possuem acesso precoce e ilimitado ao uso de telas como TV, celulares, tablets e videogames, e que não possuem incentivo precoce para a prática de atividades físicas possuem maior fator de risco para serem crianças sedentárias”, explica.

A pediatra aconselha aos pais a prepararem ambientes divertidos e atividades ao ar livre. Também é recomendável estimular a criança a escolher um esporte ou dança de sua preferência. Outra recomendação é ajudar a organizar a rotina das crianças reservando tempo para os estudos, o esporte e o lazer (e apenas uma parte do lazer deve ser destinado às telas). “Quando damos ao jovem opções divertidas e prazerosas de se manter em movimento, normalmente conseguimos uma boa adesão e construção deste hábito, que pode permanecer na vida adulta”, comenta Isabella Santiago.

SERVIÇO

Dia das Crianças no Órion

Data: 12 de outubro (sábado)
Horário: das 9h às 12h
Local: Órion Shopping – deck do piso Portugal
Endereço: Avenida Portugal, esquina com Av. Mutirão, Setor Marista, Goiânia (GO)
Entrada: Gratuita. Não precisa de inscrever antes