Jornalismo Basileu França

Live promovida pelo Basileu França terá a participação de musicoterapeuta, psiquiatra e psicopedagoga

A Escola do Futuro em Artes Basileu França, Instituição vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), promove, nesta terça-feira (20), às 19h, a live “Desafios e Estratégias no Ensino Remoto”. A programação integra o projeto institucional “Conecta – Compartilhando Saberes” e será transmitida pelo canal do youtube.com/basileufranca.

O evento online terá a participação da professora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/ UFG) e musicoterapeuta, Claudia Zanini; da psicanalista, psicóloga, atriz e professora de Teatro e Dança, Mirelle Araújo; e da pedagoga e especialista em psicopedagogia clínica e institucional, Fernanda Mariano, sob mediação da coordenadora de Produção Cultural e Comunicação da Escola do Futuro em Artes Basileu França, Rosângela Porto.

Sabe-se que a modalidade de ensino à distância tem ocasionado diversos desafios tanto para os professores, quanto para os alunos. O objetivo, portanto, é discutir sobre as dificuldades enfrentadas com esse novo formato de ensino, que passou a ser adotado em consequência do distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19, e apresentar estratégias, a fim de amenizar e/ ou solucionar os danos causados.

Vale lembrar que a transmissão ao vivo, assim como todas das demais áreas da Escola (Artes Visuais, Arte Educação, Arte e Inclusão, Circo, Dança, Música – incluindo os grupos sinfônicos, Produção Cênica e Teatro), é estritamente de cunho pedagógico. O objetivo, portanto, é promover e disseminar o processo de ensino e aprendizagem.

Sobre as convidadas

Claudia Zanini

Musicoterapeuta, Pós-Doutora no Programa de Musicoterapia da Temple University (na Filadélfia, no Estado da Pensilvânia, nos EUA); Doutora em Ciências da Saúde, Mestre em Música, bacharel em Piano e Administração de Empresas, especialista em Musicoterapia em Educação Especial, em Saúde Mental e em Gerontologia. Docente, Vice-Coordenadora e Pesquisadora do Curso de Musicoterapia da UFG. Coordenadora geral do NEPEV-UFG – Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Envelhecimento.

Mirelle Araújo

Psicanalista, psicóloga clínica graduada pela PUC-Goiás. Atriz, professora de Dança e Teatro. Atuante na clínica há 23 anos com crianças, adolescentes e adultos. Atuou em mais de 30 peças teatrais e como coreógrafa, professora de Dança e Teatro, em várias escolas de Goiânia e do Rio de Janeiro, dentre elas: Sesc Goiás, Escola Parque, Colégio Ávila, Escola Interamérica, Escola de Dança Studio Dançarte, Studio Carlota Portela, dentre outras. Atualmente, atua na clínica com adolescentes e adultos, via on-line e presencial, em palestras e como professora particular de Comunicação.

Fernanda Mariano

Graduada em Pedagogia, especialista em psicopedagogia clínica e institucional – Abpp-GO 12.0918/19. Atua na clínica há 9 anos, realizando atendimentos individuais ou em grupo, on-line e presencial. Fernanda Mariano também é pós-graduada em Neuropedagogia e pós-graduanda em Psicomotricidade clínica.

Sobre o projeto “Conecta – Compartilhando Saberes”

O “Conecta – Compartilhando Saberes” é uma iniciativa da Produção Cultural e Comunicação do ITEGO em Artes Basileu França, que traz um novo formato de lives 100% virtuais para informar e entreter o público amante da Arte durante o período de distanciamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus.

Cabe salientar que o projeto “Conecta – Compartilhando Saberes” abrange a campanha “Arte Solidária”. Esta ação foi criada pela Associação de Pais e Mestres do Basileu França, com o apoio da Escola do Futuro em Artes Basileu França, a fim de arrecadar alimentos para beneficiar a classe artística, em que muitos se encontram em situação de vulnerabilidade por conta da crise provocada pela pandemia.

Sobre a Escola do Futuro em Artes Basileu França

A Escola do Futuro em Artes Basileu França teve origem em 1967, na Escola de Artes Veiga Valle. A instituição possui como missão oferecer capacitação artística, desde o início até a formação superior, nas seguintes áreas: Arte Educação, Arte Inclusão, Artes Visuais, Circo, Dança, Música, Superior de Tecnologia em Produção Cênica e Teatro. Atualmente, diversos grupos da Escola de Arte são reconhecidos nacional e internacionalmente, como o Balé do Teatro-Escola Basileu França, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), dentre outros.