Durante dois dias, a VI Jornada Científica e o I Encontro Brasileiro de Hospitais de Doenças

Infecciosas abordarão temas de interesse regional e nacional

A capital goiana sediará neste final de semana dois eventos que reunirão especialistas na área de doenças transmissíveis. Entre sexta-feira e sábado (20 e 21 de novembro), o Centro Cultural Oscar Niemeyer será palco da VI Jornada Científica do Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT/HAA) e do I Encontro Brasileiro de Hospitais de Doenças Infecciosas. A unidade programou conferências, mesas redondas e debates sobre assuntos atuais relacionados às doenças infecciosas e dermatológicas.

O evento começa na manhã de sexta-feira, mas a abertura oficial do evento será às 19h30 do mesmo dia com uma palestra ministrada pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Pedro Luiz Tauil. Ele é especialista em Saúde Pública e abordará o panorama das doenças infecciosas transmitidas por vetores no Brasil, como dengue, malária, febre amarela, leishmanioses e outras.

Voltado para colaboradores da instituição, profissionais de saúde e estudantes, o evento é promovido pela Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) do hospital. Segundo a diretora do DEP, Ledice Pereira, “a Jornada faz parte da educação permanente no HDT/HAA e visa atualização profissional, integração e estímulo à produção científica na área de saúde”. Os temas do evento foram definidos por uma comissão científica considerando a importância regional ou necessidade de atualização profissional.

Perfil semelhante – Por ser um dos 12 serviços de referência para o tratamento de doenças infecciosas no Brasil, o HDT/HAA está propondo a formação de uma rede de cooperação entre unidades de saúde com o mesmo perfil. Um dos espaços para discussão do assunto é o I Encontro Brasileiro de Hospitais de Doenças Infecciosas, idealizado pela unidade com apoio da organização social que gerencia a unidade, o Instituto Sócrates Guanaes (ISG). A proposta é manter um canal de comunicação e elaborar uma política para hospitais com as mesmas características. Em 2014, foi firmado um acordo de cooperação entre o HDT/HAA e o Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, para avaliação de indicadores voltados para hospitais com as mesmas características.

O trabalho em conjunto favorece a avaliação interna e externa do desempenho hospitalar. O principal objetivo é estabelecer padrão adequado à realidade de hospitais com esta especificidade e, assim, estabelecer condições de avaliar a performance e cumprimento das metas de cada um deles. Segundo a diretora geral do HDT/HAA, Anamaria Arruda, atualmente não há parametrização do que seria o ideal para uma unidade especializada em infectologia no cenário brasileiro. “Utilizamos indicadores de hospital geral, o que não é o critério mais apropriado devido às particularidades desta área de saúde”. (Bastidores – Assessoria de Comunicação)

Serviço:

VI Jornada Científica do HDT/HAA e o I Encontro Brasileiro de Hospitais de Doenças Infecciosas

Data: sexta-feira e sábado (20 e 21 de novembro)

Horário: a partir das 8h30

Local: Avenida deputado Jamel Cecílio, quadra Gleba, lote 01, no 4.490, setor Fazenda Gameleira, Goiânia-Goiás