Exposição comemorativa reúne instalações no quarto andar da Estação Pinacoteca

Situações: a instalação no acervo da Pinacoteca de São Paulo’ apresenta trabalhos contemporâneos de artistas como Guto Lacaz, Jac Leirner, Cildo Meireles, Carla Zaccagnini e Mariana Manhães

 unnamed

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, comemora até o fim de 2016 seu aniversário de 110 anos, celebração que tem incentivado reflexões importantes sobre a história da instituição, de suas coleções e atividades. Nesse contexto, foi organizada a exposição “Situações: a instalação no acervo da Pinacoteca de São Paulo“, que reúne 13 obras de 13 artistas brasileiros ou aqui residentes, entre eles Guto Lacaz, Jac Leirner, Cildo Meireles, Carla Zaccagnini e Mariana Manhães.

As obras presentes nessa mostra – todas pertencentes ao acervo da Pinacoteca – apresentam diferentes formas de apropriação do espaço e de relação entre o público e o trabalho de arte. A despeito de suas diferenças, carregam uma característica fundamental da instalação – elas requisitam a presença e a interação direta dos espectadores.

“A escolha por ressaltar as diversas maneiras pelas quais a produção artística brasileira, desde os anos 1980, tem se manifestado por meio da instalação reflete a opção da Pinacoteca por um olhar abrangente para a produção da arte contemporânea. Longe de forçar, portanto, uma univocidade dos trabalhos, a mostra opta por selecionar obras cuja montagem é inédita na instituição ou ainda aquelas que há algum tempo não eram expostas ao público”, explica a curadora Fernanda Pitta.

A mostra permanece em cartaz até 20 de fevereiro de 2017 no 4º andar da Estação Pinacoteca – Largo General Osório, 66. A visitação é aberta de quarta a segunda-feira, das 10 às 17h30 – com permanência até às 18h – e o ingresso custa R$6 (inteira) e R$ 3 (meia). Crianças com menos de 10 e adultos com mais de 60 anos não pagam. Aos sábados a entrada é gratuita para todos os visitantes.

“Na última década, notamos um grande incremento da coleção de arte contemporânea do museu amparado pelo Programa de Patronos da Arte Contemporânea e por meio de comodatos significativos como o da Coleção Roger Wright. Entre essas obras, destaca-se particularmente o conjunto de trabalhos de caráter instalativo. Esta presença é significativa no acervo e também no programa de exposições da instituição”, disse Tadeu Chiarelli, diretor geral da Pinacoteca.

A realização desta mostra foi possível graças à Lei Rouanet de incentivo à cultura.

Mais sobre instalação

Na arte contemporânea, a palavra instalação é empregada desde 1960 para descrever o modo de organização de uma exposição. Aos poucos, o termo também passa a ser usado para descrever trabalhos artísticos que correspondem a espaços destinados a uma experiência imersiva, que pretendem despertar a consciência do público para o modo como objetos de arte são situados no espaço e para como nossa experiência corporal responde a esses arranjos: salas próprias à exibição de vídeos, instalação no espaço de objetos de várias naturezas, ou mesmo ambientes e estruturas especialmente feitos para serem vivenciados pelo público. (Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo)

Visite 
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 02 – Tel. +55 11 3324 1000
Quarta a segunda das 10h às 17h30 com permanência até as 18h.Estação Pinacoteca e Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 – São Paulo, SP – Tel. +55 11 3335 4990
Quarta a segunda das 10h às 17h30 com permanência até as 18h.

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS