A mostra, que é um convite ao interior de Minas Gerais, retrata paisagens e personagens da vida real, imagens capturadas nos bastidores da expedição “Minas São Muitas”, exibida pela Globo Minas

unnamed

O jornalista relata os fatos da maneira como eles são, mas do outro lado da tela, do rádio, de um impresso ou do computador, o público nem sempre imagina os desafios para que a notícia seja divulgada. A exposição fotográfica “Paragens”, do jornalista televisivo Ricardo Soares, é um convite ao interior de Minas Gerais, suas histórias e sua gente. As 18 imagens, que documentam os bastidores da expedição “Minas São Muitas”, exibida pela Rede Globo, mostram exatamente o outro lado da notícia, aquela que apenas a equipe jornalística vê. A mostra pode ser visitada no DiamondMall até o dia 19 de fevereiro, piso L2, portaria C.

Ao todo, foram 45 dias na estrada, mais de 20 mil quilômetros percorridos em todas as regiões do estado, paisagens diversas e personagens da vida real. Soares, apaixonado por fotografia e com o olhar jornalístico apurado, capturou a essência de diversos momentos presenciados por ele e pela equipe.

“Essa aventura rendeu boas surpresas e as fotos retratam a natureza, as tradições culturais, a beleza da vida simples e personagens originais. Conhecemos belíssimas paisagens, o melhor das pessoas, o mais simples, os que lutam, que não desistem mesmo quando tudo parece ruir, esse é o mineiro”, afirma Ricardo. Para ele, a melhor parte da exposição é poder compartilhar suas sensações e dividir as coisas boas que viveu

 A viagem redeu dezoito reportagens e três séries exibidas no jornal da emissora (MGTV) e, posteriormente, virou material didático em DVD´S que foram distribuídos para bibliotecas das redes municipais de Belo Horizonte, Contagem e Betim.

Segundo a gerente de Marketing do DiamondMall, Flávia Louzada, a exposição “Paragens” é um verdadeiro convite à contemplação, uma pausa no corre-corre da cidade e uma homenagem à Minas Gerais e às pessoas que contam e escrevem a história do Estado.

 “Paragens” é uma realização da agência Ideias que Conectam, da jornalista Angelica Appelt.

 Sobre Ricardo Soares –jornalista, pós-graduado pela PUC Minas, repórter da TV Globo desde 2002. Faz parte da equipe do Jornal Nacional, em Belo Horizonte. Trabalhou em coberturas especiais como a Copa do Mundo, as Olimpíadas e a tragédia de Mariana. É autor do trabalho “Minas são muitas”, uma série de 18 reportagens produzidas entre os anos de 2010 e 2014 para o MGTV 1ª edição. (Celira Fonseca)

 Serviço:

Exposição fotográfica “Paragens”

Período: até 19 de fevereiro / 10h às 22h

Local: Piso L2 / Portaria C – DiamondMall (Av. Olegário Maciel, 1600 – Lourdes)