Bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas e Engenharias podem se inscrever para participar do concurso internacional de comunicação científica FameLab, promovido em parceria com o British Council. O vencedor da etapa nacional ganhará uma viagem com as despesas pagas para participar do Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, em junho de 2017.

O concurso é realizado por meio da parceria do British Council com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) – incluindo a fundações de Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Minas Gerais (Fapemig), Espírito Santo (Fapes), Santa Catarina (Fapesc), Sergipe (Fapitec), Tocantins (Fapt), Paraná (Fundação Araucária) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O objetivo é promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos do dia a dia da sociedade, além de incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação, em especial a habilidade oral.

Inscrições

As inscrições serão realizadas até o dia 24 de fevereiro e poderão ser feitas no site do FameLab (www.britishcouncil.org.br/famelab). Cada candidato deverá apresentar um vídeo de inscrição sobre um tópico de ciência ou tecnologia, com duração máxima de seis minutos (três minutos para uma versão em português e três minutos para uma versão em inglês), sem recurso de PowerPoint ou outro dispositivo eletrônico de apresentação e com o uso limitado de materiais de apoio portáteis. Será aceita apenas uma única inscrição de cada candidato e a qualidade do vídeo não comporá os critérios de análise.

Etapas

A data limite para submissão do vídeo de inscrição é o dia 24 de fevereiro. Após avaliação de um comitê formado por cientistas, especialistas em comunicação e jornalistas indicados pelas instituições parceiras na realização do concurso, serão selecionados 20 candidatos que farão uma apresentação presencial e ao vivo no dia 25 de abril, perante o público e comitê avaliador.

Os dez projetos que passarem dessa fase farão uma etapa de treinamento intensivo, em inglês e sem tradução simultânea, para preparação à Final Nacional, que será realizada no dia 28 de abril. O vencedor participará do final internacional, no Cheltenham Science Festival, na Inglaterra, entre os dias 6 e 11 de junho.

Sobre o concurso

Lançado em 2004 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, o FameLab está presente em 32 países e tem como objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação entre pesquisadores. Em 2017, a competição acontece pela segunda vez no Brasil, em parceria com o CNPq, a Confap e a Fapesp.

A chamada completa para participação do concurso pode ser acessada aqui. Dúvidas e mais informações deverão ser direcionadas para o e-mail contato@britishcouncil.org.br(Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.)