Beethoven e Schoenberg estão no programa

Sons dos violinos, violoncelos, violas e contrabaixos são os destaques do próximo concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás que acontece no dia 09 de maio (quinta-feira), às 20h30, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, com entrada gratuita.

No programa estão as obras Verklarte Nacht” de Schoenberg ” e o “Quarteto de cordas (Op.135)” de Beethoven. A regência é do Diretor Artístico da instituição Neil Thomson.

 “Verklarte Nacht” ou “Noite Transfigurada” foi escrita por Schoenberg quando ele tinha apenas 25 anos e é baseada no poema de Richard Dehmel. A obra, que é influenciada pela austeridade clássica de Johannes Brahms e pelo vanguardismo de Richard Wagner, traz a história de uma mulher que conta ao namorado que está gravida de outro homem. Através dos belíssimos acordes é quase possível enxergar o casal apaixonado caminhando por um bosque para achar uma solução à relação. “Noite Transfigurada” é considerada um drama sem palavras, perfeitamente articulado ao poema de Dehmel.

Quarteto para Cordas Op. 135 (1826), uma das últimas coisas que Beethoven escreveu, tem um caráter propriamente beethoveniano de uma trajetória que só decide e resolve os seus problemas dramáticos no final da obra. Nesse clima de que ainda não temos nada de definitivo, o último movimento abre com uma introdução terrível, muito grave e extremamente emocionante, como se o compositor soubesse que sua morte estava próxima. A Orquestra Filarmônica de Goiás executará a obra com base em um arranjo para cordas feito pelo consagrado maestro americano Leonard Bernestein. (Assessoria da Orquestra)

SERVIÇO

Data: 09 de maio (quinta-feira)

Horário: 20h30

Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer

Entrada gratuita

Programa:

“Verklarte Nacht”  (Noite Transfigurada)– Schoenberg

“Quarteto de Cordas” (Arranjo para orquestra completa) – Beethoven