Dica de especialista para quem não quer engordar com em festas de fim de ano é apostar em produtos lights

Com a chegada das festas de Natal e Ano Novo, vem também a comilança. Nas duas últimas semanas do ano, é comum que chester, peru assado, leitoa, carneiro, rabanada, farofa, bolinho de bacalhau, salpicão, arroz com passas, panetone, doces e outros pratos típicos sejam servidos à vontade nas mesas das famílias que se reúnem para celebrar as datas. E com isso, claro, vêm também alguns quilinhos a mais.

De acordo com a nutricionista Daniela Terra, como se trata de comemorações especiais, e a tentação é grande, quem quer manter o peso não precisa se privar dos alimentos, mas “é preciso saber comer quantidades pequenas e escolher pratos mais saudáveis”.  Ela explica que o maior perigo está nos doces. “Normalmente eles contêm açúcar simples, que é um açúcar que quando ingerimos em grande quantidade se torna gordura no nosso organismo”, afirma.

Por isso, a indicação para quem não consegue evitar os doces é apostar nos produtos lights. Segundo estudos da consultoria Euromonitor, a venda de produtos saudáveis, como alimentos e bebidas diet, light, sem glúten, sem lactose, naturais e orgânicos, cresceu 82% de 2004 a 2009, chegando a R$15 bilhões ao ano. Desde então, as indústrias têm apostado neste mercado. Um exemplo é a empresa genuinamente goiana, Creme Mel Sorvetes que criou uma linha light justamente para atender este público. “Percebemos que as pessoas estão cada dia mais preocupadas com a saúde e por isso investem em alimentos com menos gordura e açúcar. No caso dos nossos produtos, eles têm 40% menos calorias, zero açúcar e zero gordura”, conta a gerente de qualidade da Creme Mel Sorvetes, Thais Santos, diz que a marca criou uma linha light justamente para atender este público.

A nutricionista ressalta que os sorvetes lights podem ser uma boa escolha para quem quer evitar o ganho de peso. “Grande parte dos sorvetes são à base de frutas e os lights têm qualidade nutricional ainda melhor, pois há redução de no mínimo 25% de algum componente, como açúcar, gorduras ou sódio”, diz. Porém, ela ressalta que muitos consumidores confundem os produtos lights, com os que têm zero lactose e zero glúten, e diz que isso pode ser prejudicial.

Diferencial

“É importante entender a diferença, pois os produtos sem lactose, que é quando há a retirada total do carboidrato do leite, são indicados somente para pessoas com intolerância à lactose”, explica. Daniela ainda diz que o mesmo acontece com os produtos sem glúten, que são indicados apenas para quem é celíaco. A gerente da Creme Mel diz que a marca também conta com produtos sem lactose. “Temos várias opções de produtos sem lactose e lights, e as embalagens são bem diferentes para que os consumidores identifiquem o que melhor convém a eles”, destaca Thais. (Bastidores Assessoria)

Segue receita com sorvete light para comer sem culpa no Natal:

 

Compota de maçã com sorvete Creme Mel de Creme Light

 

Ingredientes:

– 5 maçãs

– 7 sementes cravo

– 3 paus de canela

– Água

– 3 col. de açúcar demerara

-1 pote de sorvete Light Creme da Creme Mel

Modo de preparo:

Descasque as maçãs e corte-as em cubos. Coloque as maças cortadas, canela e as sementes em uma panela, cubra com água e leve ao fogo. Cozinhe em fogo alto. Quando a água secar, tire do fogo, guarde em um pote de vidro e deixe esfriar antes de colocar na geladeira. Depois, coloque em uma tigela de sobremesa, e mescle com camadas do sorvete Light Creme da Creme Mel, uma sobre a outra.