frases_ii_00

*por Paulo Fernandes para rockontro.org

Resolvi levar adiante a ideia do Alan (zera) e coletar mais algumas “frases marcantes” do rock, é claro que pedi “a little help from my friends” Fábio e o próprio Alan. Conclamo novamente nossos milhares (kkkk) de leitores a deixar suas contribuições Nos comentários desta postagem ou na nossa página no Facebook.

E começamos por Bob Dylan – que fechou a primeira parte deste projeto – em sua fase “de protesto”.  O grande poeta do rock, no início de sua carreira, fazia letras diretas e contundentes como em Masters of War, canção de 1963 em que ele vocifera contra os líderes belicistas mundiais em plena guerra fria. Resumidamente, Dylan deseja que todos aqueles – poderíamos incluir os atuais também? – Mestres da Guerra morram antes de explodirem o planeta. Ele encerra a música assim: “And I’ll stand over your grave / Until I’m sure that you’re dead” (Estarei sobre o seu túmulo até ter certeza que você morreu).

Para suavizar o clima sombrio, pois acabei de me dar conta que selecionei mais frases centradas na morte, uma frase lírica e de extremo impacto poético e musical de Jimi Hendrix: “Excuse me, while I kiss the sky” (Com licença, enquanto eu beijo o céu) da canção Purple Haze. Hendrix tinha todo direito de ser pretensioso algumas vezes, pois sua música beijou e abraçou o firmamento, tal é sua grandeza. O Fábio comentou que a plateia estadunidense, que em 1967 ainda não conhecia tão bem o “inglês” Jimi, entendia: “Excuse me, while I kiss this guy”.

Vou ter que falar de morte novamente. E com duas frases em sequência, pois penso que uma tem muito a ver com a outra. A primeira é da música My Generation, do Who, demonstra bem o niilismo e comportamento autodestrutivo que se associa aos roqueiros – principalmente das décadas de 60 e 70 – “I hope I die before I get old” (Espero morrer antes de envelhecer). Para nossa sorte o seu autor, Pete Townshend, ainda está vivo!

Na sequência temos a visão pelo lado dos fãs desta característica do roqueiro de se equilibrar na tênue linha entre a vida e a morte: “Meus herois morreram de overdose” contida em Ideologia de Cazuza. Esta frase, simples e direta, cala fundo em minha alma cada vez que mais um dos meus herois – músicos, poetas ou cineastas – parte para outros mundos.

O tempo passa depressa meus amigos, e nem nos damos conta! A frase a seguir foi proposta pelo Alan num artigo específico sobre o tema: “O Tempo não Para”. A música é do Pink Floyd e se chama Time. A frase – dentre tantas memoráveis desta canção – é a seguinte: “And then one day you find / Ten years have got behind you / No one told you when to run / You missed the starting gun” (Então um dia você se dá conta que dez anos se passaram, ninguém te disse quando correr você perdeu o tiro de largada).

Toda vez em que me deparo com alguém mal-educado – impolido, descortês, petulante, grosso, indelicado, etc. – eu cantarolo mentalmente, ou baixinho, um trecho de Psycho Killer dos Talking Heads: “I hate people when they’re not polite” (odeio pessoas quando não são polidas).

Por hoje é só! Estamos coletando mais frases para futuras publicações, não somos Roliúde, mas adoramos continuações se a ideia for boa. Contribuam!!!