Intitulada  Memórias e sonhos convidam à conversa , exposição instiga à reflexão a inquietude que leva a mudanças

Alessandra Gustavo
Obras de Alessandra Favorito e Gustavo Gonçalves respectivamente

Nesta segunda-feira, 27, a Galeria Cultura e Cidadania recebe a exposição “Memórias e sonhos convidam à conversa”, dos artistas visuais Alessandra Favorito e Gustavo Gonçalves. São 22 obras que caminham pelas memórias e sonhos do indivíduo em cores que provocam a calmaria ou inquietude na reflexão das mudanças que vivemos neste mundo.

Segundo Alessandra Favorito, cada obra convida o expectador a uma viagem ou a uma conversa, em que se reconhecem em suas memórias e sonhos, tornando o diálogo mais íntimo. “Os sentimentos são discutidos, assim como às vezes nos sentimos como um espelho refletido em outro. E muitas cores e elementos causam um preenchimento no olhar, provocando calmaria ou inquietude no expectador”, explica. Gustavo Gonçalves complementa: “São detalhes dentro de detalhes, em um caminho que não tem fim, e que, ao ser percorrido, fala também das mudanças do mundo em cada um vive”.

A exposição vai até 29 de julho, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. “As obras desses dois artistas acenam à reflexão. É uma boa programação para estas férias”, diz Fernando Valadares, superintendente do Procon Goiânia, convidando todos a visitar a exposição.

Alessandra Favorito – Cursa Artes Visuais Licenciatura na Universidade Federal de Goiás (UFG) e tem investigado métodos empíricos de ensino de desenho. Sua pesquisa visual é pautada em temas como a morte, o gênero e no confronto da realidade com a ficção, grande parte dedicada à técnica do lápis de cor. Expõe em forma de cordel seus desenhos em eventos alternativos, na rua, em shows e aglomerações. Foi selecionada para a Cow Parade Goiânia em 2011. Já em 2014, expôs no evento SeIntegra Design na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e abriu a exposição ‘Elo’, conjunta com Gustavo Gonçalves, no Centro Cultural Octo Marques da galeria Frei Cofaloni. Para 2015, foi selecionada para expor no 11º SESI Arte e Criatividade. No mesmo ano, participou do curso de xilogravura com Orlando Gutiérrez (Cuba/SECULT).

Gustavo Gonçalves – Estudante do curso de Artes Visuais – Design Gráfico na UFG. Sua produção tem como principais influências o onirismo e a arte urbana. O artista participou do Artes Integradas – 13º Festival Vaca Amarela – Reabertura do Centro Cultural Martim Cererê – 2013, Coletiva – Reabertura do Castelinho do Lago das Rosas – 2013, Arte em Nanquim (Gustavo e Luana Santa Brígida) – Evoé – Galeria Central – 2013, Elo (Gustavo e Alessandra Favoritto) – Centro Cultural Octo Marques – Galeria de Arte Frei Confaloni – 2014/2015, Seintegra Design – Semana Integrada de Design 2015 – UFG / SENAC / PUC, Mimosa GO – Centro Cultural Martim Cererê – 2015, Mostra Premio Sesi Arte e Criatividade 2015 – Centro Cultural Octo Marques, ENUDSG – XIII Encontro Nacional em Universidades Sobre Diversidade Sexual e de Gênero – UFG, Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal – 2015.

Serviço:
Galeria Cultura e Cidadania recebe exposição “Memórias e sonhos convidam à conversa”
Data: 27 de junho a 29 de julho de 2016
Hora: 8h às 18h
Local: Avenida Tocantins, 191, Centro (Prédio do Procon Goiânia)