Algo de bom e positivo para o Planeta Terra é o nome da exposição, que traz peças artesanais metamorfoseadas de materiais destinados ao lixo

11831850_1119541044726923_1308463729_o
Passo a passo da construção dos vasos de caixinhas -crédito: Bruno Costa

A vernissage da Mostra “Algo de bom e positivo para o Planeta Terra” é atração desta terça-feira, 04, a partir das 9h30, na Galeria Cultura e Cidadania. A exposição traz peças artesanais úteis, como vasos de flores e peças decorativas, criadas pelo artesão Sérgio Gonçalves.

Para compor suas obras, o artista utiliza materiais destinados ao lixo. Objetos como caixa de leite, garrafas de vidro, papelão e pedaços de madeira são matéria-prima para sua arte. Ainda, dentro da mostra, Sérgio Gonçalves apresenta também o passo a passo da construção de um vaso, utilizando caixas de leite.

Segundo o artesão, a mostra acontece em um momento-chave, alinhando-se à mensagem do Papa Francisco, que pede proteção ao planeta e sugere ações e iniciativas pelo desenvolvimento sustentável. “Representa um elo do esforço de Goiânia – a capital escolhida dentre 50 cidades do mundo e convidadas para discutir o desenvolvimento sustentável no Vaticano,” explica Sérgio Gonçalves.

O artista ainda frisa que o seu trabalho visa apoiar, divulgar, estimular a reciclagem. “A ideia é multiplicar a prática da reutilização dos materiais e a proteção do meio ambiente com a produção de peças artesanais úteis, metamorfoseadas de materiais destinados ao lixo, constantemente descartados  e que acabariam poluindo a natureza”, destaca Gonçalves.

Artesão
Sérgio Gonçalves, 69 anos, nascido em Porto Alegre, gastou sua vida dedicando-se à construção civil e ao aquecimento solar. Em 1996, mudou-se para Goiânia, local onde despertou talentos adormecidos, abrindo espaço para um novo ofício – o artesanato.

Ao reutilizar material descartado e aparentemente inútil, o artista produz objetos úteis, evitando a geração desnecessária de lixo. De acordo com Sérgio Gonçalves, o trabalho tem como essência o “reutilizar” dos três R’s da sustentabilidade (reduzir, reutilizar e reciclar). (Secom/Goiânia)

Serviço
Assunto: Galeria Cultura e Cidadania recebe Algo de bom e positivo para o Planeta Terra
Vernissage: 04 de agosto de 2015, terça-feira
Horário: 9h30
Local: Procon (Avenida Tocantins, 191, Centro)
Contato: 3524-2927 ou pelo e-mail:procongoiania@procon.goiania.go.gov.br