ENTREGA conta com obras inéditas e fica em cartaz até 12 de novembro

image001

A Galeria Nicoli apresenta exposição individual “ENTREGA”, da artista plástica Marina Zumi, de 10 de outubro a 12 de novembro, com entrada livre e gratuita. A mostra vai contar com cinco pinturas inéditas, três séries de nove gravuras, bem como uma grande instalação site specific em acrílico. A abertura para convidados acontece em 8 de outubro, às 12h. Inspirada por imagens da natureza, atravessados por grandes fluxos de energia e sobrepostos a geometrias, a artista procura refletir sobre nossa visão de mundo e postura diante da vida.

O aprofundamento de sua pesquisa trouxe a necessidade de encontrar para a sua produção momentos íntimos, longe da exposição pública vinculada aos trabalhos de street art.  Na proteção das paredes de seu ateliê, começou a elaboração de obras em tela de algodão pintadas e bordadas à mão com ouro, prata e tweed preto. A pratica da costura, aprendida quando pequena observando sua avó trabalhar, pede a artista uma lentidão de execução que lhe permite o encontro inconsciente entre seus estudos e seu trabalho.

Desde seus primeiros trabalhos em murais, Marina mostrou grande interesse pelas formas da natureza, sempre apresentadas simbolicamente, como representação da essência do universo. Ao longo de sua carreira, a artista aprofundou seus estudos guiada por uma forte espiritualidade que permeia toda sua obra.

Marina Zumi se dedicou ao estudo de geometria sagrada, teoria quântica e filosofia budista, à procura de uma relação entre o mundo que nos circunda e a imensidão do universo. Consciente da condição de solidão do ser humano diante do cosmos, a artista encontra significado para sua existência nas energias que atravessam todas as coisas, as conectam e renovam o sentido.

Os movimentos da natureza causam uma sensação de harmonia e beleza insuperáveis, os quais incluem também grandes fluxos de energia. Minha proposta é provocar e instigar olhares e sentidos do expectador”, afirma Zumi.

A artista teve contato com a cena de street art cedo e foi uma das participantes iniciais do grupo “Expression Sessions”, em Buenos Aires. Ela é ainda uma das poucas mulheres a levar seu trabalho artístico para as ruas. Zumi acabou de voltar de uma turnê pelo mundo onde pintou muros em cidades como Londres e Chicago, além de participar do festival Lollapalooza, em Berlim.

Confira o vídeo feito pelos Irmãos Guerra para a exposição http://goo.gl/sQEfAf (Mario Kaneski de Moraes)

Serviço:

Exposição: “ENTREGA”, de Marina Zumi
Abertura: 08 de outubro, das 12h às 17h
Visitação: até 12 de novembro
R. Peixoto Gomide, 1736, Jardim Paulista – Tel. (11) 3062-7430
Segunda a sexta, 10:30/18:30; sábado, 11h/16h
www.galerianicoli.com.br