Título explora mais de cem dos maiores filmes já realizados desde Viagem à Lua de Georges Méliès, produzido em 1902

image001 (1)

O livro do cinema, lançamento da Globo Livros e décimo volume da série As grandes ideias de todos os tempos, revela aos cinéfilos e aos amantes da sétima arte os  detalhes dos principais filmes já produzidos desde o começo do século XX, como Viagem à lua, do francês Méliès. A edição explora mais de 100 filmes, incluindo obras atuais, como Gravidade e Boyhood, e nacionais, como Deus e o diabo na terra do sol, Central do Brasil e Cidade de Deus.

Escrito por especialistas em cinema, o livro constrói uma narrativa histórica do cinema e conta com informações sobres personagens, diretores, roteiros, temas-chave e indicação de filmes relacionados. Cada capítulo mostra como um filme surgiu, quais foram suas inspirações e como foi realizado. Com linguagem simples e projeto gráfico sofisticado, a publicação é recheada de imagens icônicas, pôsteres e infográficos.

Para a seleção das obras incluídas no livro, foram consideradas produções que tiveram alguma relevância do ponto de vista da crítica e do público, e também aquelas não consagradas em sua época, mas que foram tomadas como obras-primas décadas depois.

Ao longo das páginas, filmes de ação convivem com os de faroeste, os românticos com os de neorrealismo e os musicais com os de suspense em uma lista que contempla diversas nacionalidades e línguas. O livro do cinema é uma verdadeira coletânea de símbolos. (Nathalia Cordeiro Bottino)