Segunda edição do Fotocine retoma discussões acerca da relação entre cinema e fotografia em circuito de atividades gratuitas em Goiânia

Profissionais do cinema, do audiovisual, da fotografia, das artes e da comunicação voltam a se reunir na segunda edição do Fotocine para debater com o público o diálogo existente entre o cinema e a fotografia. Com novo endereço, os encontros para palestras e workshops ocorrerão no Campus Laranjeiras da Universidade Estadual de Goiás (UEG) entre os dias 04 de abril e 03 de maio. As inscrições são gratuitas.

Esta edição será marcada por cinco ciclos de encontros que ocorrerão semanalmente, às quartas e quintas-feiras, sempre com um profissional diferente. Ana Rita Vidica, Fabrício Cordeiro, Jarleo Barbosa, Rodrigo Cássio e Rafael de Almeida, nomes conhecidos da fotografia no circuito goiano, serão os responsáveis por este novo ciclo do projeto voltado para o pensar crítico e analítico em torno do fazer fotográfico.

Jogo entre autor e espectador

As discussões em torno dos “Trânsitos entre Fotografia e Cinema a partir das relações entre produção e recepção de obras artísticas”, com a fotógrafa e professora universitária Ana Rita Vidica, iniciam o circuito desta segunda edição do Fotocine. Em seu minicurso, os inscritos serão levados a refletir sobre a mistura de linguagens entre fotografia e cinema a partir da discussão de autoria proposta pelo filósofo francês Michel Foucault.

Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com doutorado-sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris, e mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da UFG, Ana Rita é professora do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da universidade e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem (NPTI) também na instituição.

A proposta de Ana Rita é construir a ideia de que a obra instaura um jogo em que tanto o autor como o espectador jogam e são jogados, tornando mais denso o trânsito entre fotografia e cinema. Para isso, seu curso se valerá da apresentação de obras das vanguardas artísticas modernistas que utilizaram seus princípios à constituição de suas obras, afirmando a autoria do artista.

Circuito

Depois de Ana Rita, o circuito do Fotocine segue com o minicurso do crítico de cinema Fabrício Cordeiro, em 11 e 12 de abril, que irá abordar o uso criativo da fotografia na elaboração da linguagem cinematográfica. Em seguida será a vez de Rodrigo Cássio, doutor em estética e filosofia da arte, com uma discussão em torno do conceito de mise en scène a partir da representação da imagem na fotografia e do cinema.

O quarto ciclo de palestras irá debater como o realizador media as relações que o espectador terá com as representações das coisas do mundo. O encontro será guiado pelo realizador e pesquisador de cinema e audiovisual, doutor em Multimeios, Rafael de Almeida.

O diretor e roteirista Jarleo Barbosa assume a última rodada do Fotocine, nos dias 02 e 03 de maio, com um bate-papo que terá como tema central a imagem em movimento no cinema. Com o tema “A Fotografia no Cinema – Do Estático à Ação”, Jarleo irá debater as implicações da direção de fotografia na realização de uma obra audiovisual.

Participação

Todas as atividades do Fotocine são gratuitas. Cada ciclo de workshop oferece um total de 100 vagas para cada palestra e workshop do circuito. Os interessados em participar têm de garantir sua inscrição por meio do site www.fotocine.art.br ou presencialmente.

O Fotocine tem a coordenação geral de Lu Barcelos e produção WA Imagens e foi um projeto contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), edital 2016. (Taynara Borges)

SERVIÇO
FOTOCINE II
Datas: 04 de abril a 03 de maio
Local: Campus Laranjeiras – UEG Goiânia
Entrada gratuita
Inscrições: www.fotocine.art.br ou presencialmente

 

Programação geral

Workshop 1 – Trânsitos entre fotografia e cinema: a partir das relações entre produção e recepção de obras artísticas
Convidado: 
Ana Rita Vidica
Data: 
04 e 05 de Abril de 2018
Horário: 
14h às 18h

Workshop 2 – A imagem fotográfica no cinema 
Convidado: 
Fabrício Cordeiro
Data: 
11 e 12 de Abril de 2018
Horário: 
14h às 18h

Workshop 3 – A construção visual da cena: da fotografia ao cinema
Convidado: 
Rodrigo Cássio
Data: 18 e 19 de Abril de 2018
Horário: 14h às 18h

Workshop 4 – Filme-ensaio e fotografia: passagens
Convidado: 
Rafael de Almeida
Data: 
25 e 26 de Abril de 2018
Horário: 
14h às 18h

Workshop 5 – A fotografia no cinema – do estático à ação
Convidado: 
Jarleo Barbosa
Data: 
02 e 03 de Maio de 2018
Horário: 
14h às 18h