Expresso Criativo

Inscrições estão abertas para aulas de método inovador, que promete reequilibrar organismo pela pressão dos dedos. Aulas se iniciam no dia 29 de junho

A cidade de Goiânia recebe neste mês de junho uma edição do curso de Shiatsu Kangendô, método desenvolvido por especialista brasileiro a partir da junção de conceitos fundamentais da medicina tradicional japonesa. Elaborada pelo sensei Valério Lima, a metodologia de tratamento promete reequilibrar o corpo e a mente a partir de massagem com a pressão dos dedos em pontos estratégicos.

As inscrições para o curso estão abertas até o dia 29 de junho, quando se iniciam as aulas. A formação tem carga horária de 100 horas e pode ser feita por qualquer pessoa que se interesse pela técnica. No Brasil, a técnica é ensinada com exclusividade pela Kangendô: Escola Brasileira de Terapias Japonesa.

Valério Lima explica que o Shiatsu Kangendô é fruto de mais de 17 anos de estudo. Para elaborar uma metodologia genuinamente brasileira, ele diz que utilizou conceitos de terapias orientais, como o Keiraku (meridianos), Tsubôs (acupontos), Kori e Katakori, a teoria do balanço energético, Jitsu e Kyo, Ikitatsubo (pontos vivos), Oring Teste (cinesiologia japonesa), Pontos Yu e Bo e outras técnicas de realinhamento corretivo e de reorganização estrutural, como Sotai e Seitai.

Segundo ele, os princípios milenares da medicina chinesa também influenciaram a técnica brasileira, que tem como foco equilibrar a energia do corpo a partir de massagens fortes, que desbloqueiam as contrações musculares causadoras das dores. “Digo que esta técnica é um caminho para o equilíbrio da mente e do corpo”.

O especialista conta que o Shiatsu Kangendô é aplicado como uma massagem com pressão dos dedos, que ativa os pontos específicos ao longo dos meridianos ou canais de energia do corpo e age na musculatura, circulação sanguínea e linfática estimulando o organismo e o metabolismo, promovendo uma ação relaxante e o reequilíbrio energético, físico e mental. “Com a técnica é possível tratar diversos tipos de dores, como ciatalgia; lombalgia; cervico-braquialgia; tendinite; epicondilite; ombralgia; torcicolo; dores no joelho, entre outras.”

A técnica do Shiatsu Kangendô possui três níveis principais, assim como nas artes marciais japonesas. Durante o curso, o estudante vai aprender sobre o Shoden ou conhecimento preliminar ou de base; o Chuden que é o conhecimento intermediário e o Okuden, o conhecimento avançado ou secreto.

ANOTE

Curso de Formação em Shiatsu Kangendô, com o Sensei Valério Lima

Inscrições abertas: (62) 98515-1979 e 3624-2568
Início das aulas: 
29 de junho 
Local: Kangendô – Escola Brasileira de Terapias Japonesas (Avenida E, Qd. B24, Lt. 16, Sl. 2, Ed. Camila Lacerda – Jardim Goiás – Goiânia)