Goiânia recebe, pela primeira vez, o professor russo Roman Fedin

(divulgação)

Entre 26 de agosto e 01 de setembro, estará em Goiânia, pela primeira vez, o artista e professor circense Roman Fedin. O profissional vem ao Brasil a convite do Núcleo de Formação Ampliada para o Artista de Circo – NUFAAC, com o objetivo de ministrar um estágio em técnicas de acrobacias aéreas para os 15 alunos selecionados para o Núcleo. O mesmo grupo de alunos que há 50 dias vêm se especializando, através de aulas diárias, em técnicas circenses e acrobacias aéreas.

Fedin é professor de técnicas aéreas na ESAC (Ecole Supérieure des Arts du Cirque) desde 2005. De origem Russa, iniciou sua carreira aos 10 anos, formando-se na escola de circo “Karandash” de Moscou. Após numerosas turnês na Europa ele voltou à escola de Moscou em 2002 como professor. Paralelamente ele desenvolvia sua carreira artística com um número de rola-bola até se estabelecer como professor oficial na ESAC.

O NUFAAC é uma realização da Catavento Companhia Circense e conta com o apoio institucional da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia. O objetivo do Núcleo é formar artistas especializados em produção cultural e artes circenses, com foco em acrobacias aéreas.

ESCOLA DE CIRCO inédita e internacional

O projeto do NUFAAC é inédito no Estado de Goiás, principalmente por sua carga horária de 586 horas, que só se compara aos cursos da Escola Nacional de Circo, do Rio de Janeiro. Segundo seu idealizador, Felipe Nicknig, a ideia é oferecer oportunidades aqui mesmo, em Goiânia, para artistas que atualmente precisam buscar fora do estado este tipo de instrução e de conteúdos tão aprofundados.

O NUFAAC teve início em 11 de junho, e suas aulas acontecem de segunda a sexta-feira, na sede da Catavento Companhia Circense (R. 132, nº 500, St. Sul – junto ao Clube de Engenharia de Goiás). A duração prevista para a certificação da primeira turma do Núcleo é de 6 meses. As atividades incluem: aulas diárias, palestras, seminários, estágios e cursos inéditos sobre segurança, além da criação de números artísticos, que serão reunidos em uma Mostra Artística.

As acrobacias aéreas são o ponto de partida, mas cada aluno tem desenvolvido habilidades ligadas aos seus interesses criativos no campo circense. Para fazer parte do núcleo foram selecionados 15 (quinze) artistas, com idade acima de 17 anos, que por meio de suas inscrições demonstraram experiência em Dança, Teatro, Circo e/ou Ginástica Artística.

O curso pretende preparar os artistas para escolas preparatórias e superiores de circo de qualquer parte do mundo. Sobre isso, Felipe comenta: Este projeto é resultado da minha própria trajetória e experiência e traz para o cenário goiano uma proposta de formação diferenciada daquilo que vem sendo realizado. É importante ressaltar que não se trata de desmerecer as iniciativas que já existem em nossa cidade. Ao contrário, é uma tentativa de complementa-las, oferecendo aos nossos artistas mais uma etapa de profissionalização, propondo novas referências, olhares e perspectivas, necessárias para que haja um crescimento real do que é feito por todos nós. Tanto quanto à qualidade, quanto ao amadurecimento estético e de produção.” (Ana Paula Mota)

SERVIÇO:

Estágio em Acrobacias Aéreas com Roman Fedin, artista russo radicado na Bélgica (ESAC – Ecole Supérieure des Arts du Cirque)

Data: 26 de agosto (domingo) a 01 de setembro (sábado) de 2018.

Local: Sede da Catavento Companhia Circense

End.: R. 132, nº 500, St. Sul – junto ao Clube de Engenharia de Goiás

Mais informações: producao@ciacatavento.com.br  telefone: (62) 98245-5515

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS