Goiânia será a capital nacional do trombone

Maiores nomes do instrumento no País e alguns dos principais no mundo se encontrarão na capital goiana para debates, aulas e concertos gratuitos

Criado no Século 15 e dono de uma sonoridade única, o trombone é a estrela de uma série de eventos que Goiânia sediará de 6 a 10 de agosto. O principal deles será o V Simpósio de Trombone do Estado de Goiás, iniciativa contemplada pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás e que tem o apoio da Lei Goyazes, da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e do Governo de Goiás.

Simultaneamente, a capital receberá o XXIV Festival Brasileiro de Trombonistas e mais três subeventos: o VI Simpósio Cientifico da ABT (Associação Brasileira de Trombonistas), o III Seminário Pedagógico de Trombone e o V Concurso Jovem Trombonista Radegundis Feitosa. A programação terá palestras, mesas-redondas, oficinas e dois concertos por dia, às 14 horas e às 19h30, sempre com entrada gratuita.

A maioria das atividades terá lugar no Centro Cultural UFG e em outras dependências da Universidade Federal de Goiás. O Teatro Goiânia, no entanto, receberá um concerto especial que reunirá convidados internacionais e a Orquestra Sinfônica de Goiânia.

A apresentação está marcada para o dia 9 (quinta-feira), às 19h30, com entrada franca. Os convidados internacionais são o solista Peter Steiner(Áustria-Itália) e os professores György Gyivicsán (Universidade de Szeged-Hungria) e Lucas Borges (Universidade de Ohio-EUA) — três dos maiores nomes do instrumento no mundo hoje.

Já os músicos Carlos Freitas (OSUSP), Wagner Polistchuk (OSESP), Eduardo Machado (OSB), Lélio Eduardo Alves da Silva (UFBA), Ricardo Santos (OSB), Fernando Chipoletti (OSESP), Adib Corrêa Vera (OFG), Rafael Rocha (RJ) e Nilson Amarantes (PE) estão entre as atrações nacionais confirmadas. Os grupos T-Bones Brasil Ensemble (RJ), Trombonismo (SP) e Trombominas(MG) também garantiram presença.

Para o professor Marcos Botelho, coordenador das atividades, uma iniciativa como esta possui grande relevância porque reúne alunos, professores e profissionais em um mesmo espaço, possibilitando a troca de experiências, o desenvolvimento musical e a divulgação do instrumento junto ao público. “O trombone é um instrumento dos mais versáteis e populares, está presente nas orquestras, na música popular, nas bandas, nos mais diversos gêneros e estilos musicais”, lembra ele.

Botelho é trombonista, docente e pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG). “Estamos muito orgulhosos de sediar estes eventos em Goiânia”, diz.

A programação completa e outras informações estão disponíveis no site da Associação Brasileira de Trombonistas: www.abt.mus.br(Vig Press)

[SERVIÇO]
V Simpósio de Trombone do Estado de Goiás e XXIV Festival Brasileiro de Trombonistas
Quando: 6 a 10 de agosto de 2018 (vários horários)
Concerto principal: Convidados internacionais e Orquestra Sinfônica de Goiânia (quinta-feira, 9/8, 19h30, no Teatro Goiânia)
Entrada franca
Mais informações: www.abt.mus.br

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS