DSC_4134No coração, na Rua T-50 do Setor Marista, o goianiense desfrutou de agradável programação oferecida pelo Circuito de Arte Consciente, neste domingo, 16 de agosto. A feira cultural ao ar livre, que começou no ano passado e agora está em sua segunda temporada, foi prestigiada públicos de todas as idades: crianças com seus pais, jovens e adolescentes que foram ver de perto o evento gratuito. As ruas foram fechadas para dar mais liberdade aos presentes, especialmente as crianças, que puderam andar de bike, skate e patins. Toalhas foram forradas toalhas no chão da praça para que todos pudessem ficar à vontade.  Teatro de bonecos, oficina de mini chef, food trucks, barraquinhas de artesanato fizeram parte da cardápio de atividades.  O evento também fez um resgate de brincadeiras de rua, como a oficina de bolinhas de sabão, além de incentivar hábitos sustentáveis com um ponto de descarte de baterias e pilhas, além uma barraca para escambo.  As mães Camila Maia, Paula Brabalho e Tereza Barbalho levaram suas filhas e aprovaram a iniciativa. “Tem de acontecer mais vezes”, disseram. A promoção da iniciativa é da Consciente Construtora, empresa que foi responsável, inclusive, pela revitalização da praça, com a inclusão de diferenciais de sustentabilidade. Os universitários Gabriel Carvalho e Ana Paula Teixeira viram o convite nas redes sociais e foram lá conferir. Antigos alunos da escola que fica na frente da praça, eles assistiram as transformações  por que ela passou.  “Muito bom contar com um espaço assim que agora está sendo utilizado para um lazer tão agradável”, aprovaram.  A Consciente Construtora informa que outras quatro edições  do evento acontecerão a cada mês, até dezembro.

Quem gosta de cultura, integração e sustentabilidade tem lugar certo para ir no domingo, 16 de agosto: a Praça Consciente. Começa no local a nova temporada do projeto Circuito Arte Consciente, evento que é realizado pelo segundo ano consecutivo para oferecer lazer e integração ao público goianiense com programação gratuita.

Entre as atrações, está o premiado espetáculo O Contador de Histórias do Cerrado, com manipulação de bonecos, da companhia teatral Arte e Fogo. A chef e nutricionista, Marcela Fernandes, realiza oficina de gastronomia saudável para crianças e adolescentes de 3 a 12 anos, que vão colocar a mão na massa e preparar pratos. Food trucks e barracas de artesanato também acontecerão durante o evento, que começa às 16h e segue até as 21h.

Fora isso, haverá muita brincadeira. Oficina de bolinha de sabão promete divertir a meninada, que também vai se encantar com os personagens vivos que circularão na praça. Os interessados poderão levar cangas, para se acomodarem na praça, além de bicicletas, skates e patins, já que as ruas estarão fechadas para o circuito. Aula de zumba aberta promete agitar o fim de tarde.

O evento também irá estimular o consumo consciente: haverá um ponto de escambo,  para as pessoas levarem objetos que não usam mais para fazer trocas. Um ponto de coleta para pilhas e baterias também será montado na Praça Consciente, que é um espaço público totalmente sustentável. Lá, existe reaproveitamento de água, uso de energia solar, telhado verde, tratamento sustentável de esgoto, entre outras medidas.

Em 2015, estão previstas mais outras quatro edições mensais do Circuito Arte Consciente, até dezembro. A realização é da Consciente Construtora e Incorporadora. (Comunicação sem Fronteiras)