Evento em 8 de dezembro será apresentado pela jornalista Glória Maria, contará com a presença de Fiorella Matheis, a Golden Girl – embaixadora – dessa edição, além de show de Vanessa da Mata e a participação de Klebber Toledo e Letícia Spiller no desfile das joias finalistas do concurso realizado no biênio 2015/2016

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No dia 8 de dezembro, chega ao final a sétima edição do AuDITIONS  2015 – maior concurso de joias em ouro realizado no país, promovido pela produtora de ouro AngloGold Ashanti. Realizado nos anos de 2015 e 2016, o AuDITIONS 2015 teve como tema desta edição “Recombinações” e, entre as centenas de projetos concorrentes, gerou uma coleção finalista de 17 joias conceituais, que estiveram expostas este ano nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Goiânia, onde ainda pode ser vista pelo público, na Vila Coralina, até 06 de dezembro.

Com um coquetel, desfile e show para convidados, o evento, que acontece na Giardino Spazio di Eventi, celebra o encerramento de dois anos de atividades que marcaram a mais recente edição do concurso – iniciada em 2015 com os processos de inscrição de mais de 900 projetos, seleção dos finalistas, confecção das peças e apresentação das joias em cerimônia de premiação realizada em Belo Horizonte no final do ano passado. Este ano, as joias finalistas foram vistas em exposições itinerantes com a concepção artística de Fause Haten.

Apresentada pela jornalista Glória Maria, a festa de encerramento contará com a presença da Golden Girl Fiorella Mattheis, imagem do concurso durante os dois últimos anos, que virá diretamente da Espanha, onde reside atualmente, para o evento; e terá na passarela, entre outros convidados, os atores Klebber Toledo e Letícia Spiller.

Os convidados da noite serão brindados ainda com um show da cantora Vanessa da Matta.  Uma das principais vozes femininas do país na atualidade, a cantora matogrossense, cinco vezes indicada e uma vez premiada com o Grammy latino, além de dezenas de outros prêmios como o Multishow, que já ganhou três vezes, preparou um show especial para a ocasião. Na festa, o público irá assistir a uma performance que inclui os maiores sucessos da cantora, hits como “Não Me Deixe Só”, “Amado”, “Ainda Bem”, “Vermelho” e “Eu Sou Neguinha?”.

A Golden Girl

Desde o ano passado a atriz e modelo Fiorella Mattheis ocupa o cargo de “Golden Girl” – a embaixadora e imagem do concurso AuDITIONS em sua sétima edição. Fiorella participou ativamente de todas as etapas do concurso, fotografou com todas as joias para o catálogo oficial da marca além de ter participado do desfile e festa de encerramento, realizados em Belo Horizonte em dezembro de 2015.

“O trabalho como Embaixadora do concurso AuDITIONS é uma experiência ímpar. Fotografamos em meio a monumentos históricos, com vestidos incríveis e usando lindas joias, que são verdadeiras obras de arte e design. É uma honra representar a criatividade do design brasileiro na forma de joias em ouro e promover grandes artistas criadores de nossa joalheria nacional”, atesta ela.

A Exposição

Maior concurso de joias em ouro realizado no país, o AuDITIONS Brasil, promovido pela produtora de ouro AngloGold Ashanti, apresenta ao público goiano a coleção de joias finalistas da edição 2015, entre os dias 24 de novembro e 6 de dezembro, na Vila Cultural Cora Coralina. A exposição, que leva a assinatura criativa de Fause Haten, poderá ser visitada de terça a domingo, entre 9h e 17h, gratuitamente.

Antes de chegar a Goiânia, a coleção AuDITIONS 2015 esteve presente em um stand montado dentro do pavilhão da última edição da São Paulo Fashion Week, em abril deste ano; em uma exposição em Belo Horizonte, no Museu de Minas e Metais; e, em outubro, chegou ao Rio de Janeiro, onde esteve exposta no IED – Istituto Europeo di Design.

O público pode conhecer as joias finalistas e vencedoras, emolduradas pelos vestidos criados por Fause para o evento final de premiação do AuDITIONS, que aconteceu em Belo Horizonte. Os visitantes podem ver as joias de perto e ter um gostinho dos caminhos percorridos pela Golden Girl, Fiorella Mattheis, nas cidades de Sabará e Santa Bárbara, interior de Minas Gerais, ao ser fotografada por Jacques Dequeker para os catálogos da coleção.

Vinte e quatro vídeos são projetados simultaneamente em quatro blocos de telas recortadas por meio de vídeo mapping, assinado pelo videomaker Dado Marietti. Ao todo, são 102 vídeos que fazem o público mergulhar na história do ciclo do ouro em Minas Gerais, passando por paisagens como o Santuário do Caraça, de Santa Bárbara, e a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, de Sabará, ricamente trabalhada em ouro e uma das mais antigas do Brasil.

“A proposta da exposição é permitir que cada pessoa faça a edição do que está vendo com seu olhar e crie suas próprias narrativas. As imagens da Fiorella e das joias se intercalam e acontecem em vários ambientes e ângulos diferentes, permitindo que o espectador assista os recortes que mais o interessem e, ao mesmo tempo, veja as joias ao vivo, bem de perto”, explica Fause.

A Coleção finalista do AuDITIONS BRASIL 2015/16

O tema fornecido para inspirar os participantes desta 7ª edição do concurso em 2015 foi “Recombinações”, a união de ideias, elementos ou conceitos diferentes para criar algo completamente novo, perpetuando a lógica da inovação, tão característica de nosso tempo.

Dezessete joias integram a coleção “Recombinações” do concurso AuDITIONS 2015, incluindo as quatro peças vencedoras: “Rapte-me!”, de Adriana Oliveira, premiada com o primeiro lugar na Categoria Designer; “Magide”, de Flavia Rigoni, que ficou com o segundo lugar; e a criação de Camila Schmitt, “Favela T-Shirt”, premiada com o terceiro lugar. A quarta premiada na edição 2015 do concurso, na categoria Revelação, foi a peça “Caleidoscópio”, de Isabelle Kowalski.

Expostas em Goiânia desde o dia 24 de novembro, as peças serão mostradas em desfile na cerimônia de encerramento, que acontece na cidade no dia 08 de dezembro.

Além dessas, fazem parte da coleção as joias “Padma”, de Milielton Cardoso; “Brinco Sagrado e Profano”, de Maíde Lança; “Tatau”, de Karen Magalhães; “Emoglifos”, de Lucas Rio; “Capitu”, de Luana Nunes; “Cordão Binário”, de Alexandre Furlan; “Anel Escultura Útero da Terra”, de Glace Drumond; “Ritmos”, de Carla Abras; “Geometry”, de Gianfranco Cacciola; “O que é que o Ouro Tem?”, de Bruna Gasparini; “O Beijo”, de Claudia Lamassa; “Marina”, de Eliania Rosseti e “Em Tramas”, de Thaise Farias. Agora, todas as joias fazem parte da coleção particular da AngloGold Ashanti.

AngloGold Ashanti

Uma das maiores produtoras de ouro do mundo, no Brasil a empresa possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento distribuídas nos estados de Minas Gerais e Goiás. Seus negócios englobam 17 operações em 9 países, gerando mais de 50 mil empregos. A AngloGold Ashanti tem sede em Johanesburgo, na África do Sul, e suas ações são negociadas nas bolsas de Johanesburgo, Nova York, Londres, Austrália e Gana.

O Concurso AuDITIONS Brasil foi criado em 2002, com objetivo de contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva do ouro, incluindo o setor joalheiro, que representa mais de 40% da demanda global do produto. Para a AngloGold Ashanti, que atualmente viabiliza o AuDITIONS Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, o evento alcança seu objetivo ao estimular a inovação e renovação do design; apontar tendências e incentivar o uso de novas tecnologias. (Palavra Comunicação)