O Grupo Primaveras está oferecendo uma forma inédita de recepção aos visitantes. Alinhado à sua principal filosofia, o atendimento humanizado, o cemitério implementa o conceito de Acolhimento 5 Sentidos nos velórios, criando um ambiente mais protetor que possa abrandar as sensações de dor e tristeza que os familiares experimentam nesse momento. “A atenção e o cuidado com todos os sentidos em um momento tão delicado são essenciais para ajudar na elaboração do luto”, explica a psicóloga Ana Lúcia Naletto. “É importante preparar o ambiente para recepcionar os familiares que, em geral, têm desgaste com o velório”, destaca.

As oito novas salas de velório foram desenvolvidas com o Acolhimento 5 Sentidos, e projetadas por arquiteta, com orientações de psicólogas especializadas em luto. Nelas, os familiares contam com salas de descanso, ar-condicionado, acesso à internet wi-fi e possibilidades variadas para homenagens ao ente querido, incluindo filmes e músicas, gravadas ou violinistas ao vivo, entre outras. As salas também têm temas que destacam as emoções, como “Saudade”, “Amor” e “Eternidade”.

 “Assim como os sentidos são responsáveis pelas boas-vindas, adotamos o mesmo princípio para proporcionar conforto na despedida”, afirma Gisela Adissi, Diretora do Grupo Primaveras. “Sabemos que o processo de luto é muito impactante e os familiares não têm condições de pensar em seu próprio bem-estar. Buscamos essa atenção máxima ao ambiente que leve em conta a especificidade do momento de um ritual de despedida, assim como o treinamento especializado das equipes de atendimento”, disse. (PS Comunicação)

Saiba mais sobre como o Acolhimento 5 Sentidos ajudam os participantes do velório:

OLFATO

Uma levíssima fragrância de alecrim, uma planta medicinal que auxilia, dentre outras coisas, no tratamento da depressão, por sua propriedade tranquilizante, foi criada para aromatizar os ambientes internos dos velórios.

AUDIÇÃO

A sonorização das salas pode ser personalizada de acordo com as escolhas de familiares e amigos. São disponibilizadas uma série de músicas, além da participação de violinistas ao vivo, caso familiares desejem essa homenagem.

PALADAR

Café e chá são oferecidos nos Velórios Primaveras, além de serviço de bufê com cardápio especialmente planejado para garantir fácil digestão, e manter os familiares em condições físicas adequadas ao momento, proporcionando energia e hidratação.

VISÃO

Um dispositivo especial possibilita iluminação personalizada, com diversas opções de cores para tornar o ambiente mais harmônico e acolhedor. Tonalidades e quantidade de iluminação são definidas pelos familiares.

TATO 

Parede verde, desenhada a partir do conceito de ciclo de vida, relembrando que tudo que é natural tem um ciclo de vida, simbolicamente representado pela relação homem-natureza.