Jornalismo Basileu França

Evento será realizado entre os dias 09 e 11 de dezembro


Os grupos Corpo Cênico e Vai… idade, ambos da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), participam do Festival de Cultura da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que acontecerá entre os 09 e 11 de dezembro, programado todo para o formato on-line, com transmissão pela UEG TV.

O Festival de Cultura da UEG é um evento constituído para expor e difundir os talentos que residem no ambiente universitário. Por meio dele, pretende-se abrir o espaço da universidade para os valores culturais locais, difundidos no campo da música, literatura, audiovisual, dança, teatro, fotografia e manifestação da cultura tradicional, colocando-os em contato com a comunidade em geral.

A edição deste ano, sob responsabilidade da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PrE), também conta com o apoio do CriaLab|UEG e da Rede de Cultura Ipes-GO. Os projetos do Basileu França selecionados para participar do Festival, foram:

• SER – “A Sentença da Existência Real”, do Corpo Cênico, que será apresentado no dia 10 de dezembro, às 10h. O trabalho aborda vivências corpóreas e imagéticas individuais de cada ator-pesquisador. A performance, de forma integrada, traz as subjetividades que envolvem o processo criativo durante a quarentena e temas que entrelaçam a temática existencial, presente em Sartre – teórico que embasou as pesquisas do grupo em outros processos – mas também nas dores e mazelas que compõem a realidade. Orientação Pedagógica: Eliana Santos

• Grupo Vai… Idade, que apresentará, no dia 11 de dezembro, às 10h30, “A FALECIDA IDADE “, em comemoração aos 20 anos de história do grupo. “A FALECIDA IDADE” conta a história de uma reunião de amigas onde ZULEIKA, a anfitriã, resolve preparar um velório, em que serão enterrados todos os preconceitos e rótulos impostos aos mais vividos. Ela quer enterrar a imagem da “inválida,” socialmente falando. Para isso, conta com a ajuda das amigas que concordam em também enterrar o que lhes desagrada na idade em que se encontram. O assunto é tratado com leveza e bom humor. O texto é intercalado por conhecidas canções e leva a uma profunda reflexão sobre o que os idosos desejam falar ao mundo. Além disso, esse texto é uma criação colaborativa, livremente inspirada no texto teatral “A Falecida”, de Nelson Rodrigues. Direção: Joana D’ark.
Serviço: 

Corpo Cênico da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França 

Videoperformance: SER – A Sentença da Existência Real  
Data: 10 de Dezembro de 2020
Horário: 10h 

Grupo Vai.. Idade da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França

Espetáculo: A FALECIDA IDADE   
Data: 11 de Dezembro de 2020
Horário: 10h30 

Sobre a Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França

A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França teve origem em 1967, na Escola de Artes Veiga Valle. A instituição possui como missão oferecer capacitação artística, desde o início até a formação superior, nas seguintes áreas: Arte Educação, Arte Inclusão, Artes Visuais, Circo, Dança, Música, Superior de Tecnologia em Produção Cênica e Teatro. Atualmente, diversos grupos da Escola de Arte são reconhecidos nacional e internacionalmente, como o Balé do Teatro-Escola Basileu França, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), dentre outros.