Nesta quinta-feira (5 de maio), data em que comemora-se o Dia Mundial de Higienização das Mãos, o Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT/HAA) alertou os colaboradores sobre a importância da higienização na VIII Semana de Controle de Infecção e I Semana de Segurança do Paciente do hospital, com o o objetivo de alertar e conscientizar os profissionais sobre a necessidade de manter as mãos limpas, ressaltando que esse hábito previne e reduz infecções, e garante a segurança de pacientes, profissionais e usuários de saúde em geral. O evento teve início na última quarta-feira e segue até amanhã, 6 de maio (sexta-feira).

Segundo a infectologista Luciana Pinelli, a principal via de transmissão de bactérias e infecções durante a assistência de um paciente é por meio das mãos. “Muitos fungos e germes se acumulam nas mãos e são facilmente transmitidos a outras pessoas. Por isso temos que ter muito cuidado nessa higienização”, explica. De acordo com a coordenadora do SCIH, Patrícia Fátima de Souza, “ações como essas auxiliam o entendimento dos profissionais de saúde e os sensibilizam a aderirem a esses procedimentos”, afirma Patrícia.

Na programação de sexta-feira (6 de maio), profissionais do HDT/HAA irão discutir sobre prevenção de infecção primária de corrente sanguínea, úlceras por pressão e dinâmica sobre a higienização das mãos. (HDT Comunicação)