Treino intervalado de alta intensidade promove a queima de gordura ainda após o final do exercício

 

O tempo é um fator problemático na vida das pessoas que vivem nas grandes cidades. Conciliar o dia entre trabalho, estudos e atividade física é um grande desafio. Mas cuidar da saúde e do bem-estar pode ser simples e a falta de tempo não pode ser uma desculpa!

São inúmeros os exercícios possíveis de serem feitos para não seguir uma vida sedentária, seja em casa, no parque ou na academia. Para quem corre contra o tempo, existe um tipo de exercício que vai agradar. Trata-se do HIIT, que tem grande procura e faz parte da grade da Planet Sport Academia, que tem 20 anos de história, localizada na zona Sul de São Paulo, atualmente, com duas unidades.

O treino é ideal e faz sucesso entre pessoas que não dispõem de muito tempo para a prática de exercícios ou mesmo para quem não tem paciência para atividades mais extensas, mas não abre mão de cuidar da saúde e dedicar ao menos 30 minutos do dia para cuidar do corpo.

O HIIT (High Intensity Interval Training) ou “Treino Intervalado de Alta Intensidade” proporciona ao metabolismo uma maior perda de gordura quando comparado com o exercício contínuo. Trata-se de uma aula feita em circuito funcional, rápido, intenso, podendo variar diversos estímulos, o que propicia a queima gordura.

Para Marcelo Santana, educador físico e coordenador da Planet Sport Academia, os benefícios do HIIT TRAINING são inúmeros. Por conta da maior intensidade, o treino vai proporcionar o efeito EPOC (Excesso de Consumo de Oxigênio)  pós exercício, o que provoca um “aumento” da atividade metabólica, que pode durar até 15 horas em casos como esse, de atividade intensa e intervalada. “Com isso, o aluno gasta mais carboidrato durante o exercício, mas vai metabolizar mais gordura durante o descanso”, enfatiza Santana.

O especialista diz, ainda, que o HIIT é altamente indicado para o emagrecimento por suas propriedades fisiológicas. “O treino intervalado de alta intensidadeajuda a diminuir a vontade de comer doces e alimentos gordurosos”, comenta.

De acordo com Marcelo Santana, da Planet Sport Academia, o interessante do HIIT é que o metabolismo segue trabalhando após o final da atividade, ou seja, o corpo continua a gastar energia. “O exercício continua a fazer efeito, ou seja, o corpo continua a gastar gordura e energia após o treino, o que ajuda no emagrecimento”, comenta Santana, que também explica que o HIIT é bom, ainda, para o coração, porque expõe o organismo a uma intensidade maior de esforço.

Ainda entre os benefícios, o treino intervalado de alta intensidade atua como inibidor de fome. Isso, porque o aumento da concentração da adrenalina inibe a fome e ajuda a perder gordura, inclusive, abdominal.

Nova onda das academias, o HIIT, ajuda também no condicionamento físico. De acordo com o coordenador da Planet Sport Academia, é importante o intervalo do HIIT alternando com treinos mais moderados. “Dessa forma o corpo se reprograma com o exercício intervalado, o que potencializa a queima de gordura”. Santana lembra da importância de beber bastante água para hidratação do organismo, especialmente no período pré-treino e logo após o exercício, para repor o líquido perdido. Se necessário – e possível – fazer a hidratação também durante a atividade.

A esteira e bicicleta ergométrica são duas boas aliadas para a prática do HIIT. Usando a inclinação e velocidade adequadas, no caso da esteira, e o aumento de carga e velocidade, na bike, é possível incrementar o treino e montar uma boa sequência de atividades.

Com o HIIT combinado a uma alimentação equilibrada e o descanso planejado, é possível queimar gordura de maneira eficiente.(Scaramella Press)