Maria de Deus Aguiar Raposo
Maria de Deus Aguiar Raposo é uma das homenageadas

Nos dias 8 e 9 de março, o Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime, em Pirenópolis, realiza evento em celebração ao Dia Internacional da Mulher homenageando mulheres de destaque na sociedade pirenopolina. O evento de abertura acontece no Cine Teatro Pireneus na terça-feira (8), às 20h, com homenagens à irmã e vice-presidente da instituição Associação Aldeia da Paz, Maria de Deus Aguiar Raposo, à ex-promotora de justiça, Arlete Andrade da Costa, e à ex-vereadora Maria das Graças Carvalho, todas laureadas por sua contribuição com o bem-estar social e saúde da comunidade. Em seguida, haverá palestra da psicóloga Cida Alves, que abordará o tema: Autonomia X Heteronomia – A subjetividade da mulher.

Na quarta-feira (9), a partir das 9h serão promovidas palestras na recepção da unidade com temas relacionados à saúde da mulher. Serão ainda prestadas orientações e esclarecimentos de dúvidas aos usuários pela equipe multidisciplinar do hospital. Pelo segundo ano, o HEELJ realiza este evento alusivo ao Dia da Mulher e homenageia figuras de relevância. “Em 2015, recebemos um feedback extremamente positivo deste evento e decidimos incluí-lo novamente no calendário do Hospital. A homenagem a essas mulheres é uma forma de parabenizar a todas, e ainda relembrar a contribuição delas à comunidade de Pirenópolis”, avalia o diretor geral do Hospital, Rudson Teodoro da Silva sobre a iniciativa do evento.

Sobre as homenageadas:

Arlete Andrade Costa é ex-promotora de justiça, atuando em Pirenópolis 1979 a 1987, foi advogada da Aldeia da Paz por 10 anos e catequista na Paroquia Nossa Senhora do Rosário.

Maria de Deus Aguiar Raposo é vice-presidente da instituição beneficente Associação Aldeia da Paz, superior geral das irmãs missionárias dos pobres de Santa Terezinha, está em Pirenópolis desde 1983.

Maria das Graças Carvalho foi vereadora por dois mandatos nos períodos de 1992 a 1996 e 1996 a 2007, foi presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de 2007 a 2014, o qual hoje ela faz parte da diretoria e coordenou a crisma da Paroquia Nossa Senhora do Rosário. (Kasane Comunicação)