Após ter sido implantado no Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Huapa) em março deste ano, o projeto “Geladeira Literária”, pede doações de gibis, livros de ilustrações, de poemas e literários para abastecer a imaginação daqueles que, em poucos minutos, viajam através da leitura. Os itens podem ser entregues ao setor de Ouvidoria do Huapa, que funciona de segunda a quinta, das 8h às 18h; e na sexta, até às 17h. O hospital fica na Avenida Diamante, s/n, Setor Conde dos Arcos, em Aparecida de Goiânia.

A geladeira, localizada na recepção de Internação da unidade, tem o intuito de melhorar o ambiente hospitalar e ocupar o tempo de quem espera por atendimento ou está internado na unidade. A técnica em enfermagem Marlene Leite, responsável por levar essa ideia ao Huapa, se inspirou após assistir uma reportagem de televisão. “Percebi como era importante para as pessoas que frequentavam o lugar terem um livro em mãos, pois isso pode fazer a pessoa esquecer por um momento a situação que os familiares, amigos ou ela mesma se encontra”, contou.

Outro fator trabalhado nesse processo é a humanização daqueles que estão na unidade, uma vez que a iniciativa se preocupa também com o bem estar de pacientes e acompanhantes. “Estar numa unidade de saúde é um momento de angústia e aflição. E, quando essa unidade é como o Huapa, que recebe pessoas em condições mais graves, ter meios como esse permite buscar algum tipo de paz, melhorando e humanizando ainda mais o atendimento no hospital”, destacou a diretora geral, Mara Rúbia de Souza. (Huapa Comunicação)