Anderson Costa

Jacques Vanier e Vandin Duarte, a convite do grupo Marajoara, serão as estrelas de dois vídeos que irão trazer duas receitas típicas. A ideia é valorizar a cultura do estado

À convite do Grupo Marajoara Laticínios, o youtuber e humorista goiano Jacques Vanier e o também humorista e influenciador digital Vandim Duarte serão as estrelas de uma campanha nas redes sociais que irá promover a cultura e, especialmente, a culinária goiana. Cada um desses famosos da internet irá gravar o preparo de uma receita típica de Goiás. 

Neste dia 21 de agosto, Vandin Duarte, idealizador do portal de humor Enquanto Isso em Goiás, grava um vídeo no qual irá preparar especialmente para os seguidores da Marajoara uma receita de risoto de pequi. Já no dia 27 de agosto será a vez de Jacques Vanier, que promete dar seu toque especial ao prato de pamonha de forno.

A campanha, que será veiculada a partir do dia 3 de setembro nas redes sociais e no portal da Marajoara, contará também com um E-book, reunindo dez receitas típicas da culinária goiana. O livro digital poderá ser baixado gratuitamente. “Somos uma empresa legitimamente goiana atuando em vários estados brasileiros, por isso chamamos Jacques e Vandinho, que são dois artistas que sabem muito bem levar para o Brasil e o mundo esse jeito único do goiano. Acreditamos que assim como eles, nós buscamos levar para fora o que Goiás tem de melhor e de diferente”, afirma  André Luiz Rodrigues Junqueira, presidente do Grupo Marajoara, ao explicar porque convidou as duas celebridade da web para participar da campanha “Receitas do Meu Goiás”. 

Embaixadores de Goiás

Jacques e Vandin ficaram famosos na internet justamente promovendo e divulgando a cultura do povo goiana de uma forma sempre bem divertida e hoje pode-se dizer que são verdadeiros embaixadores de Goiás.

De maneira bem despretensiosa, o jovem empresário Evandro Duarte, ou Vandin como é mais conhecido, fez de uma simples fanpage criada em 2011 no Facebook uma das páginas de humor mais visitadas do País. O idealizador da página conta que a intenção era reunir conteúdo irreverente, inusitado e humorístico, retratando a cultura e as belezas de Goiás. 

Com um humor autêntico e escrachado, a “Enquanto Isso em Goiás” conquistou em pouco mais de um mês, após sua criação, cerca de 30.000 mil curtidas. Hoje a fanpage, que já acumula mais de 1,1 milhão de seguidores, também está vinculada a um portal de entretenimento que traz, além de muita graça com as coisas que só se encontram em Goiás, informações sobre shows e eventos e um guia das principais cidades turística no estado.

“I’m bão”

Nascido na capital Goiânia, mas criado no interior do Estado, o jovem engenheiro civil Jacques Vanier começou sua trajetória artística na internet há pouco mais de dois anos, quando morava nos Estados Unidos, onde estudava. Para matar as saudades da “terrinha”, ele começou a gravar divertidíssimos vídeos, sempre fazendo graça com coisas típicas do povo goiano. “Lá nos Estados Unidos eu estava numa fase de muita saudade da família, da minha terra. Então eu comecei a gravar os vídeos para tirar essas coisas da cabeça”, costuma contar Jacques durante as entrevistas ao explicar como a despretensiosa carreira de humorista começou.

Além de quase um milhão de seguidores, só no seu perfil no Instagram, Jacques também acumula hoje muitos fãs famosos, em especial entre os cantores sertanejos. Seu primeiro vídeo, em que aparece interpretando a si mesmo e uma garota americana, que parece conhecer muito pouco de Goiás, teve mais de 120 mil visualizações em pouco mais de 24 horas.

Lembranças de hábitos típicos de Goiás e as comparações entre o “goianês” e o inglês são as marcas registradas dos vídeos de Jacques Vanier. Outra marca do humorista é a expressão “I’m bão”, que ficou famosa após a divulgação de um de seus vídeos mais conhecidos, em que ele tenta comprar pamonha e galinhada num drive-thru da rede McDonald’s na Califórnia, nos Estados Unidos.