Incra participa da 17ª Agro Centro-Oeste Familiar com 14 expositores

Os sabores dos produtos da reforma agrária vão estar presentes, entre hoje e 1º de junho de 2019, na 17ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar. Serão 14 expositores assentados e quilombolas comercializando iguarias como rapadura, açúcar mascavo, salaminho, carne de lata, banha de porco, queijos variados, panificados, polvilho, farinha, doces, condimentos, remédios fitoterápicos, artesanatos diversos, biojóias, entre outros produtos. 

A Feira vai ocorrer no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), no setor Itatiaia, em Goiânia (GO), com entrada gratuita. Concomitantemente ao evento será realizado o VII Seminário Científico ligado ao tema agricultura. 

A Agro Centro-Oeste é realizada por meio da parceria entre entidades governamentais, incluindo o Incra em Goiás, e movimentos sociais. Trata-se de uma das principais vitrines da agricultura familiar e da reforma agrária do estado. Durante quatro dias, agricultores familiares e o público em geral terão à disposição uma programação com mesas redondas, oficinas, minicursos, seminários e exposições. 

Palestras A engenheira agrônoma do Incra, Janice Morais, informa que o instituto intermediará a realização de três palestras: Agroecologia na Cidade – da horta para a merenda escolar (Tenda da Roda de Conversa, dia 31 de maio, das 13h30 às 15h30); Movimento de Agroflorestores de Inclusão Sintrópica: histórico, ações desenvolvidas e forma de participar (sala 03, também no dia 31, das 15h30 às 17h); e Os Desafios da Agricultura Sintrópica para Produção de Alimentos Saudáveis em Escala (sala 01, dia 1º de junho, das 8h às 10h). 

Sobre os temas a serem abordados, Janice explica que se trata de uma nova forma de produzir sem o uso exagerado de insumos e com bastante diversificação de alimentos. “São sistemas de produção agroecológicos que buscam integrar os saberes tradicionais, os diferentes ciclos culturais, o melhor aproveitamento da água, o enriquecimento do solo e a produtividade, tornando-se alternativas viáveis para a agricultura familiar, pois equilibram três pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental”, detalha. (Assessoria de Comunicação Social do Incra/GO)

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS