Encontro faz parte do Ciclo de Palestras do Livro “A Coleção Ema Klabin”. A publicação traz um panorama do acervo de Ema Klabin (1907-1994) e pode ser adquirida no evento

Quadro Dama Florentina, de Alessandro Allori (Florença, 1535 – 1607), exposto na Casa-museu Ema Klabin. (Crédito: Henrique Luz)

A Casa-Museu Ema Klabin promove no próximo dia 22 de setembro (sábado), das 11h às 13h, a palestra “Retrato de Dama Florentina de Alessandro Allori: um estudo histórico cultural”, que será ministrada pelo historiador Cássio Fernandes.  São apenas trinta vagas e as inscrições gratuitas podem ser realizadas no site da Casa-Museu: https://emaklabin.org.br

Por meio de um olhar sobre o retrato Dama Florentina, de Alessandro Allori (Florença, 1535 – 1607), exposto na Casa-museu Ema Klabin, o encontro tem como objetivo  refletir sobre o retrato pictórico em Florença  e analisar o quadro como peça única e ao mesmo tempo parte de um conjunto de obras criteriosamente escolhidas pela colecionadora . O propósito desta palestra é indicar um caminho a ser percorrido antes ou depois de simplesmente observar o Retrato de Dama Florentina da Coleção Ema Klabin.

Este encontro faz parte do ciclo de palestras sobre os capítulos do livro “A Coleção Ema Klabin”, editado recentemente pela Fundação. A publicação, organizada pelo curador Paulo de Freitas Costa, traz um panorama do acervo de Ema Klabin (1907-1994), uma mulher à frente de seu tempo que se dedicou com empenho e competência a colecionar obras de arte, que hoje fazem parte da Casa-Museu, no Jardim Europa, em São Paulo.

Na publicação, os especialistas analisam desde a construção do imóvel-sede da Fundação, realizada ao longo dos anos de 1950, até a coleção:  pintura holandesa; flamenga e francesa; a arte colonial brasileira nas talhas de mestre Valentim; a arte do Japão, China e da África; o modernismo Europeu e a “Escola de Paris”, o modernismo brasileiro, a coleção de artes decorativas, o mobiliário; os objetos da antiguidade clássica; e a biblioteca com três mil volumes, muito deles raríssimos.  O livro poderá ser adquirido no dia da palestra.

Sobre a palestrante:

Cássio Fernandes é doutor em História pela UNICAMP com pesquisa na Scuola Normale Superiore di Pisa (Itália),  professor adjunto do Departamento de História da Arte (UNIFESP), onde atua na área de Arte e da Cultura do Renascimento. Professor convidado no mestrado (Master) em História da Arte, no Kunsthistorisches Institut – Instituto de História da Arte da Universidade de Zurique, Suíça(2012). É organizador e tradutor para o português dos livros O Retrato na Pintura Italiana do Renascimento, de Jacob Burckhardt e A Presença do Antigo: escritos inéditos (vol. 1), de Aby Warburg (Editora da UNICAMP e UNIFESP). (Cristina Aguilera / Mídia Brazil Comunicação Integrada)

Serviço:

Ciclo de Palestras do Livro “A Coleção Ema Klabin” – “Retrato de Dama Florentina” de Alessandro Allori: um estudo histórico cultural

Data: 22 de setembro (sábado)

Horário: 11h às 13h

Gratuito

30 vagas

Inscrições: pelo site: www.emaklabin.org.br/

Fundação Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo.  Tel: 55 11 3897-3232