Jovens talentos da rede pública de ensino já podem se inscrever no processo seletivo para o ano letivo de 2020

 

Quem está matriculado no 7º ou no 9º ano do ensino fundamental em escola pública poderá frequentar escolas particulares de excelência por meio das 340 bolsas integrais oferecidas pelo Ismart (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos). Há ainda 1.000 vagas abertas para a plataforma online de estudos Ismart Online. As inscrições deverão ser realizadas no site www.ismart.org.br a partir de 19 de março até o dia 05 de junho.

Dentre os critérios de participação estão a não reprovação no histórico escolar e vir de família com renda per capita de, no máximo, dois salários mínimos. Os aprovados estudarão em colégios particulares de referência, conceituados e com alto padrão de qualidade na educação nacional – localizados nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São José dos Campos (SP), Cotia (SP) e Sorocaba (SP).

Fundado em 1999, o Ismart tem como a missão de identificar jovens talentos de baixa renda, entre 12 e 15 anos de idade, oferecendo acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional. Neste ano, o Instituto completa 20 anos de trajetória e ao longo desse período já teve 120 mil inscrições para o processo seletivo, dos quais 2.866 estudantes se tornaram bolsistas. Os projetos contemplam desde bolsas integrais em colégios particulares de referência, até plataforma online eficaz que permite o estudo onde e quando o estudante preferir. Com acesso à educação de qualidade, os bolsistas podem sonhar mais alto e atingir o sucesso profissional e ascensão social. 

As oportunidades serão para três diferentes projetos – Alicerce, Bolsa Talento e Ismart Online. No primeiro, os alunos se inscrevem quando estão matriculados no 7º ano do ensino fundamental e participam de um cursinho preparatório para o ensino médio nos colégios particulares parceiros do Ismart, durante o 8º e o 9º anos. Os matriculados no 9º ano do ensino fundamental terão oportunidades para o Bolsa Talento em que os aprovados no processo seletivo ingressam nos colégios particulares parceiros do Ismart para cursar o ensino médio com bolsa de estudos integral. Lembrando que em ambos os projetos, Alicerce e Bolsa Talento, os aprovados recebem auxílio de material, transporte e alimentação. Os alunos inscritos no 7º e 9º anos podem ingressar no projeto Ismart Online para o acesso à plataforma de estudo.

Processo Seletivo 

Na primeira etapa de seleção é preenchido cadastro com dados pessoais do candidato e respondidas questões de múltipla escolha de português/matemática. Após, é realizada prova presencial com os candidatos que forem classificados na etapa anterior, em que, além dessas matérias, há a avaliação do potencial de aprendizagem.  

As próximas fases consistem em Entrevista Individual, Visita Domiciliar e Dinâmica de Grupo em que são avaliados aspectos comportamentais como autonomia, motivação, persistência e sociabilização.

Os resultados de todas as fases do processo seletivo são disponibilizados no site do Ismart (www.ismart.org.br) e nas redes sociais do Instituto Facebook e Instagram.

Sobre o Ismart  

Criado em 1999, o Ismart é um instituto privado, sem fins lucrativos, que identifica jovens talentos de baixa renda e lhes concede bolsas em escolas particulares de excelência e o acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade. A missão do projeto é concretizar o potencial desses estudantes, para que, no futuro, eles possam ocupar posições de destaque no mercado de trabalho. (Approach Comunicação / Flávia Knispel)