Serão 10 cidades e mais de 20 mil quilômetros percorridos em dois anos, na maior itinerância desse tipo no país. O público poderá conferir cerca de 60 peças, entre elas as réplicas da Monalisa e da Santa Ceia

2 Da Vinci

A exposição ‘Da Vinci – A Exibição’, que integra o roteiro das grandes mostras internacionais e já percorreu diversas cidades em todos os cantos do globo, como Bogotá, Nova York, Quito e Las Vegas, foi escolhida pelo Instituto Tenco para levar cultura, educação e entretenimento ao público de dez cidades do interior do Brasil. Mais de 60 peças, sendo 44 interativas, percorrerão os shoppings do Grupo nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, proporcionando aos visitantes a experiência única dos grandes museus do mundo, como o Louvre, em Paris, ou o MASP, em São Paulo.

Segundo a presidente do Instituto Tenco, Adriana Gribel, levar um projeto desta magnitude para localidades que estão fora do circuito cultural das grandes capitais, é dar oportunidade para todas as pessoas conhecerem a obra e a mente de um dos maiores gênios de todos os tempos, em uma exibição educacional, cultural e interativa. “As peças são de um acervo internacional vindo ao Brasil especialmente para essa itinerância nos shoppings da Tenco. A mostra fortalece a nossa missão de promover o desenvolvimento nos locais onde atuamos, por meio de uma atividade extraordinária de conhecimento e reflexão”, ressalta Adriana.

Serão 10 cidades e mais de 20 mil quilômetros percorridos em dois anos, na maior itinerância de Da Vinci pelo país.   A Exposição transporta o visitante para um ambiente museográfico, com iluminação e umidade cuidadosamente controlados. O público terá a chance de conferir e interagir com as obras idealizadas pelo gênio e executadas por artesãos especialistas que deram vida às suas invenções, muitas das quais nem chegaram a ser construídas devido à falta de tecnologias no século XVI. O parafuso aéreo (princípio do voo de helicóptero), além de máquinas das áreas de robótica e mecânica, são algumas das peças interativas.

A exibição é uma parceria com a Exhibition Club e traz, ainda, as réplicas de Monalisa, Anunciação e Santa Ceia. A exposição receberá excursões de escolas, em horários diferenciados, para que as crianças possam aprender sobre arte e estudar a mente do artista, um dos mais importantes do Alto Renascimento. As interpretações dos desenhos de Da Vinci são divididas em seis áreas de estudos: Voo, Guerra, Anatomia, Física e Mecânica, e Óptica. Entre outros talentos, Da Vinci se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.

Exposição Itinerante

A exposição vai passar pelas cidades de Juazeiro do Norte (CE); Boa Vista (RR); Taubaté (SP); Macapá (AP); Arapiraca (AL), Lages (SC), Juazeiro da Bahia (BA), Varginha (MG), Bragança (SP) e Itaquaquecetuba (SP). (MAIS COMUNICAÇÃO)