Maic Comunicação / Maria Inês Costa

Nos dias 26 e 28 de fevereiro, 6ªf às 10 horas e domingo às 14 horas, acontece duas lives com aulas gratuitas, dentro do Instrumental Brasileiras, que desde 27 de janeiro promove e amplifica a mulher na cena instrumental do país. Uma prévia das oficinas gratuitas que estão com inscrições abertas até 1 de março.

No 6ªf, dia 26 de fevereiro, às 10 horas, a live com a aula aberta sobre arranjo para iniciantes é realizada pela instrumentista, compositora e arranjadora Mariana Zwarg. No domingodia 28 de fevereiro, às 14 horas, a live com a aula aberta sobre voz instrumental e improvisação vocal é realizada pela cantora, compositora e arranjadora Ana Malta. Ambas as lives gratuitas pelo canal do YouTube da produtora do evento: https://youtube.com/channel/UCTEdTAlYUKbNaDkyToy1ogw .

– 26/02, 6ªf, às 10h, com Mariana Zwarg | Aula aberta: Arranjo para iniciantes | Oficina sobre o tema com inscrições abertas até 1 de março

Instrumentista, compositora e arranjadora, Mariana Zwarg já escreveu arranjos para diversas formações de duos a orquestras, dentro e fora do Brasil. A instrumentista também assina os arranjos do seu grupo, o Mariana Zwarg Sexteto Universal. Também e é instrutora das Oficinas da Música Universal, projeto idealizado por Itiberê Zwarg.

– 28/02, domingo, às 14h, com Ana Malta | Aula aberta: Voz instrumental e Improvisação Vocal com ênfase nos ritmos brasileiros | Oficina sobre o tema com inscrições abertas até 1 de março

Ana Malta é professora do conservatório de Tatuí e integrante do grupo Vintena Brasileira, grupo dirigido por André Marques, onde a cantora desenvolve a prática da voz instrumental através da linguagem da Música Universal.

O Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc apresentam Instrumental Brasileiras no formato online e gratuito. Projeto quereúne mulheres da cena da música instrumental brasileira, reconhecidas no Brasil e no exterior, produtoras da riquíssima e diversificada cena, unidas para promover conhecimento. Fazem parte da programação oficinas de música e áudio, lives com aulas abertas pelo YouTube, Podcasts de álbuns de mulheres compositoras que atuam na cena instrumental brasileira e um videoclipe em homenagem a Léa Freire, uma das maiores flautistas brasileiras.

Com extensa programação idealizada e sob a coordenação da produtora Jasmim Manga www.jasmimanga.com.br, o Instrumental Brasileiras acontece com as participações das artistas e multi-instrumentistas: a cantora Ana Malta (oficina: voz instrumental e improviso vocal com ênfase nos ritmos brasileiros), a multi-instrumentista Carol Panesi (oficina: Improvisação e Criatividade), a baterista e percussionista Georgia Câmara (oficina: Percussões no som instrumental) e a multi-instrumentista, Mariana Zwarg (oficina: Arranjo para iniciantes). Além da parceria com o Mulheres do Áudio, coletivo que promove ações de valorização das mulheres que atuam nas diversas áreas de engenharia de áudio, que ministrarão as oficinas de áudio, com as profissionais: Daniela Pastore, Florencia Saravia, Gabriela Terra e Beatriz Paiva Lino.