O vice-governador de Goiás, José Eliton, prestigiou o aniversário da cidade.

Ao som da dupla Renato e Rafael, o ITAFEST: I Festival Gastronômico de Itaberaí se encerrou nesta sexta-feira (10). O evento, que também celebrou aniversário de 149 anos do município começou na última quarta-feira (8). O festival, aberto ao público, foi realizado no Espaço de Eventos Municipal.

“Esse festival é um marco na nossa história, de um município que produz de tudo, tem uma economia diversificada. Temos aí pequenas produtoras que têm que apresentar mais os nossos produtos. É um marco nosso e é o primeiro de muitos que virão pela frente”, declarou o prefeito da cidade, Carlos Roberto da Silva.

Carlos também falou sobre as dificuldades de realizar um evento desse tipo pela primeira vez. “Não é fácil fazer o primeiro evento. Mas a partir do momento que você lança a pedra fundamental, as pessoas começam a entender o porquê dessa tradição, desse momento de reunião. Só temos que agradecer a Deus por isso”, disse.

Durante os três dias, os visitantes puderam aproveitar apresentações culturais, como a Folia de Reis, dança catira, aula de Zumba, Batucarte, um recital de balé, além da apresentação da dupla Leo Rodrigues e Juliano, Gabriel Abreu, entre outros artistas. O evento também contou expositores que comercializaram o melhor da gastronomia de Itaberaí, como doces cristalizados, produtos derivados do leite, mel, laranja e uva, além de linguiças caseiras, carne de lata, leitoa assada e frango.

Além disso tudo, o público também pode aproveitar o evento para acompanhar aulas no Espaço Cozinha Show, onde chefs renomados de Itaberaí e Goiânia não só ensinaram como também servirão delícias aos visitantes. Algumas das receitas demonstradas e servidas foram peito de frango assado, linguiça caseira de frango, rúcula e tomate, e massa tipo Talharim feita na hora.

O aniversário de Itaberaí contou também com presença do vice-governador de Goiás, José Eliton. Ele se encontrou com representantes de entidades sociais da cidade, visitou algumas obras e participou, ainda, de audiência pública, na qual o programa “Goiás na Frente Social e Terceiro Setor” foi lançado no município. “Venho aqui hoje com muita alegria para celebrar com essa cidade os seus 149 anos. É uma data que haverá de ficar marcada em cada um dos cidadãos e das cidadãs desse município que almejam uma cidade mais forte e mais justa socialmente, uma cidade que possa propiciar a todos novos horizontes”, disse José Eliton.

O vice-governador também falou do programa do Governo. “Tive também a alegria de vir aqui hoje e realizar uma audiência pública para o lançamento do programa, que é um pouco a síntese do Governo. O Goiás na Frente Social e Terceiro Setor. Ele exprime conceitos importantes, como solidariedade, fraternidade, espírito de companheirismo e busca dar as pessoas o direito de sonhar com um futuro melhor”, afirmou.

Itaberaí

A antiga Curralinho, hoje Itaberaí, nasceu pelo desbravamento do Capitão-Mor Salvador Pedroso de Campos. Às margens do rio das Pedras criou gado. De seu leito extraiu ouro. O Coronel Benedito Pinheiro de Abreu, representante na Câmara Estadual, em 1924 apresentou o projeto da mudança do nome de Curralinho para Itaberaí, que significa em guarani, “Rio das Pedras Brilhantes”.  Os habitantes se chamam itaberinos. A cidade possui vinícolas, que são consideradas uma das riquezas do município. Outras riquezas são os grãos, a laranja e a criação de frango. (Tt.Educom – Comunicação Integrada)