Jogadores do Goiás recebem crianças com necessidades especiais no Estádio da Serrinha

Em comemoração ao Dia das Crianças, evento “Pequenos Craques, Futebol Especial” promove encontro de pacientes com atraso no desenvolvimento com atletas profissionais


Uma tarde festiva. Assim será a próxima segunda-feira, 8 de outubro, para mais de 50 crianças com necessidades especiais.Brincadeiras, lanche, entrega de brindes, jogo de futebol com os atletas do Goiás Esporte Clube, e claro, uma sessão de autógrafos, estão na programação do evento “Pequenos Craques, Futebol Especial”, que será realizado das 17h30 às 19h30, no Estádio da Serrinha, em Goiânia.

Idealizada pela psicóloga Maria Paula Chaim, do espaço terapêutico “Caminhando pela Infância”, que atua com o modelo detratamentoDIR/Floortime,a iniciativa foi prontamente acolhida pela direção do time esmeraldino. “Vamos proporcionar um dia diferente para dezenas de crianças que têm algum diagnóstico de atraso no desenvolvimento, como autismo, síndrome de down, paralisia cerebral, apraxia da fala, entre outros. Vai ser um momento de lazer e descontração, em um ambiente totalmente lúdico e adaptadopara as crianças com necessidades especiais”, esclarece Chaim.

O evento já conta com o apoio de 11 empresas, instituições e profissionais liberais goianos, além de 30 voluntários. “Nosso intuito não é promover um jogo de futebol como numa escolinha, mas sim incentivar a interação social e estimular as habilidades das crianças. É uma oportunidade também para as famílias trocarem experiências”, complementa a psicóloga. “Sabemos como o esporte é uma ferramenta importante no processo terapêutico das crianças. Costumo dizer que aquilo que é desenvolvido baseado no prazer é aprendido verdadeiramente”.

SOBRE MARIA PAULA CHAIM

Maria Paula Miranda Chaim é psicóloga e mestre em Psicologia com ênfase em Psicopatologia Clínica e Psicologia da Saúde pela PUC Goiás. É a única terapeuta em Goiás com certificação para a intervenção DIR/Floortime. Integrante da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria e Profissões Afins (ABENEPI), é ainda psicóloga voluntária no Hospital das Clínicas e autora do livro “Criança Diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista: Interface entre Floortime e Gestalt-terapia”.

SOBRE O MODELO DE INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA DIR/FLOORTIME

Modelo desenvolvido nos Estados Unidos pelo psiquiatra e pediatra Stanley Greenspan e pela psicóloga Serena Wieder, na década de 1980, com a finalidade de formar os alicerces essenciais para o desenvolvimento da criança, a partir da validação dos relacionamentos e dos vínculos afetivos. O modelo DIR apresenta três pilares primordiais para o progresso de toda criança: D – níveis de desenvolvimento funcional e emocional; I – diferenças individuais; e R – relacionamentos. (Carla Lacerda)

 

SERVIÇO

Evento: Pequenos Craques, Futebol Especial

Dia: 8 de outubro de 2018 (segunda-feira)

Horário: 17h30 – 19h30

Local:Estádio da Serrinha – Avenida Edmundo P. de Abreu, 721, Setor Bela Vista, Goiânia – GO

Realização: Caminhando pela Infância e Goiás Esporte Clube

Apoiadores: Hotel Hilton Garden Inn Goiânia; Supermercado Tatico; Vellox – uniformes e camisetas personalizadas; Movere– reabilitação neurológica; Total Educação e Cultura; Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância; Projeto Somos Todos Gigantes; Bloco F Comunicação; Fono Baby Kids; nutricionista Nathália Barbosa e dra. Isabella Santiago (pediatra).

 

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS