Concentração, foco, controle emocional, melhora da memória, autoconfiança e autoestima são alguns dos ganhos que elas podem ter com a prática do Karate

turma-karate-para-mulheres-do-professor-igor-1
Turma Karate para Mulheres do Professor Igor

Ser mulher na atualidade não é uma tarefa simples. São várias jornadas diárias, correria e responsabilidades que castigam quem precisa se desdobrar e fazer o tempo render e resolver todos os desafios. Nessas condições, muitas pessoas negligenciam a saúde, as atividades físicas e a alimentação, o que pode comprometer o rendimento para as tarefas cotidianas. Sabendo dos benefícios do Karate para as mulheres, a academia Prime Gym abriu uma turma especialmente para elas, às 9h de terças e quintas, sob tutela do mestre Igor Mendonça.

“Os principais benefícios dessa arte marcial para adultos é o aumento da concentração, do foco e do autocontrole. Iniciamos e finalizamos a aula com meditação e isso é transportado para as diversas atividades do aluno, melhorando sua forma de lidar com as tarefas. Para as mulheres, esses benefícios são ainda maiores porque eu vejo que elas retomam sua autoestima e autoconfiança, ambas esmagadas no cotidiano. Com a prática do Karate elas vão melhorando, vão vendo que tem força, que conseguem fazer os movimentos e que conseguem se defender. Fora a parte cardiovascular, o fortalecimento dos membros inferiores já que trabalha muito posterior de coxa, quadríceps, glúteo, fortalecimento da parte abdominal, defesa pessoal e o controle emocional que é muito importante”, afirma o professor Igor Mendonça.

A professora de inglês, Viviane Valente de 46 anos, é uma das alunas do Karate para mulheres. “Pratiquei por 15 anos, engravidei e fiquei parada por 12 anos, e agora estou voltando. Qualquer esporte traz grandes benefícios para a saúde, mas o Karate especificamente melhora concentração, equilíbrio nervoso, desenvolve a autoconfiança e o mais importante é que proporciona a disciplina, dando ao aprendiz noção de limite e respeito para com o próximo.

Como mulher e praticante dessa arte marcial, vejo uma grande diferença em meu corpo. As bases fortalecem especialmente os nossos membros inferiores, as pernas ficam bem mais firmes e sim! O bumbum mais torneado. Além de definir os músculos, emagrecer e aumentar a resistência, a prática constante aumenta o reflexo através da esquiva e, o mais importante, a mulher aprende técnicas de defesa pessoal”, afirma. (Karolina Vieira)