A atividade oferecida pelo projeto TRANSporquar será realizada do dia 18 a 21 de abril com inscrições até dia 16/04.

Projeto Aparecidas (crédito-Layza Vasconcelos)

O  conectivo de criação multimídia e desenho de luz LabLUXZ_ vai estar em Goiânia de 18 a 21 de abril para realização da oficina Disparos estéticos de luz para coreografias no espaço urbano, em parceria com o projeto contemplado no Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, porquar TRANSporquar. A oficina vai abordar o uso de coreografias de luz e performance de grupo na construção simbólica, política e artística da imagem dentro do espaço urbano. Para isso, serão trabalhados o uso de elementos de refração e reflexão junto a luz laser em manipulação direta pelos participantes e introdução ao funcionamento do projetor Las3r_ de alta potência, mediado por softwares e hardwares, que poderá compor intervenções e disparos na cidade. As inscrições vão até dia 16 de abril e podem ser feitas pelo link: https://grupoporqua.com/trans

Como um laboratório produtivo experimental analógico e digital nômade de ocupação dos espaços por meio da luz, o LabLUXZ_ trabalha o conceito de “disparos estéticos” por meio da LUXZ_ –  dispositivo para performance corporal, como forma de atuação de uma guerrilha estética no contexto político atual da sociedade do espetáculo. Movidos pelo desafio de explorar a luz e o laser na construção de linguagem, o grupo de São Paulo LabLUXZ_ já colaborou em projetos de destaque, ocupando espaços como o festival 4º SP NA RUA, o aniversário de 7 anos do Laboratório Fantasma no show de Emicida, a Cryptorave no Centro Cultural São Paulo (CCSP), o projeto NAVE no Sesc Vila Mariana, a apresentação da Ava Rocha no Teatro Oficina e a performance 111, realizada por Nuno Ramos em memória aos assassinados na Chacina do Carandiru.

A oficina é uma das atividades oferecidas de março a setembro de 2018 pelo TRANSporquar  projeto de manutenção do ¿por quá? grupo que dança. Contemplado no Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, o projeto realiza atividades que reúnem o grupo à grandes parceiros e envolve também a comunidade em geral por meio de quatro residências artísticas e 15 apresentações públicas. Para saber mais sobre a programação do projeto, acesse o site: https://grupoporqua.com/trans

O TRANSporquar ainda contempla uma pesquisa que permeia trocas de saberes e fazeres entre três centros de cultura de Goiânia e Aparecida de Goiânia com o objetivo de criar fluxos de interesses a partir de trabalhos artísticos e será finalizado com a elaboração e publicação de um livro sobre uma história de breves danças rebeldes. Assim, o TRANSporquar se insere no trânsito, no deslocamento, permitindo que o grupo ¿por quá? se transmute em novas experiências e aprofunde seu traço estético de questionamento de si próprio, da dança, da arte e de seus muitos desdobramentos,  fazendo de sua dança, da sua arte um devir constante.

SOBRE O ¿POR QUÁ? GRUPO QUE DANÇA

O ¿por quá? é um grupo que dança com um imaginário de pesquisa lúdica e mundana. Prima pela dança-acontecimento, dança curiosa e desobediente que passeia por uma estética contemporânea popular, se é que isso existe. Fundado no ano de 2000, na cidade de Goiânia/GO tem como foco a democratização e convocação à experimentação artística para o alcance e conquista de uma certa autonomia celebrativa da dança. Pesquisa atualmente ações de estética cotidiana pop e de gênero duvidoso. O grupo é o residente fundador da casacorpo, onde realiza seus processos de criação, ensaios, reuniões, aulas e o que mais inventar.

Formado por Luciana Ribeiro, Hilton Júnior e Luciana Celestino. Realiza ações artísticas que envolvem intervenções, espetáculos, oficinas, palestras. Possui significativa participação na cena artístico-cultural da cidade de Goiânia e já se apresentou pelo interior do Estado, por outras cidades do Brasil e na América Latina. Foi contemplado em editais públicos de cultura municipal, estadual e nacional. (Luciana Nunes)

SERVIÇO

Laboratório – Disparos estéticos de luz para coreografias no espaço urbano – com LabLUXZ_(SP)

Data: 18 a 21 de abril

Horário: 19h às 22h

Local: casacorpo

Prazo: até dia 16/04

Inscrições: https://grupoporqua.com/trans