Leo Jaime, Marina Lima e Moacyr Luz realizam lives em apoio à campanha “Juntos pela Música”

Marina Lima participa de bate-papo musical com Paula Lima. (divulgação)

Criada pela União Brasileira de Compositores junto com o Spotify, iniciativa une fundos para socorrer músicos afetados pela crise

A Janela UBC, série de lives da União Brasileira de Compositores criada para divulgar a campanha “Juntos pela Música” contará essa semana com participação de grandes nomes da música na nacional, como Marina Lima e Moacyr Luz. Abrindo a agenda na terça-feira estará o produtor, músico e empresário Dudu Borges. As transmissão acontecem na página oficial da UBC no Instagram (http://www.instagram.com/ubcmusica/), sempre às 16 horas.

Lançado no final de abril para socorrer artistas impactados pela pandemia, o fundo “Juntos pela Música”, iniciativa criada pela UBC em parceria com o Spotify, soma boje mais R﹩1,6 milhão. Com o valor arrecadado até o momento, mais de 1 mil músicos poderão ser socorridos com o benefício de R﹩1.600, divididos em 4 parcelas. A organização já recebeu quase 2 mil solicitações.

Produtor responsável por grandes hits do sertanejo como “Ai Se Eu Te Pego”, “Ei, Psiu! Beijo Me Liga”, “Fugidinha”, “Humilde Residência”, “Chora, Me Liga”, entre muitos outros, Dudu Borges abre a semana de lives da Janela UBC na terça-feira, 14 de julho, que como de costume recebe um convidado do mercado. O bate-papo será conduzido pela Gerente de Comunicação da UBC Elisa Eisenlohr.

Natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, o músico, empresário, compositor, arranjador e produtor musical iniciou a carreira como arranjador de jingles para publicidade e na música gospel. Já estabelecido no mercado gospel, entrou para o ramo do sertanejo e deu um salto na carreira. Escreveu arranjos de músicas que viraram sucesso e produziu discos para nomes como Michel Teló, Bruno & Marrone, João Bosco e Vinícius, Jorge & Mateus, Luan Santana, Fernando & Sorocaba, Cristiano Araújo, Lucas Lucco, entre outros. Com o crescimento musical e grande projeção nacional e internacional, trabalhou ainda com artistas de outros segmentos no Brasil e no exterior, entre eles Jorge Ben Jor, Fábio Jr, Aviões do Forró, Belo, Dulce Maria, Ricky Martin, Maná, Carlos Vives, dentre outros. Inaugurou, em 2009, o Studio Vip, um dos maiores e mais modernos estúdios do Brasil em equipamento e conceito, onde são produzidos somente seus próprios projetos.

No dia 15, quarta-feira, o convidado será o cantor, compositor e ator Leo Jaime, que será entrevistado pelo músico e escritor Manno Góes. Ídolo da década de 1980, Leo Jaime emplacou vários hits nas rádios e fez trilhas sonoras para filmes e novelas. Entre seus principais trabalhos na carreira solo, estão os álbuns “Phodas “C”” e “Sessão da Tarde”. O artista também integrou a formação original do grupo carioca de rockabilly João Penca e Seus Miquinhos Amestrados. Como ator, atuou nas telenovelas “Bebê a Bordo” e, mais recentemente “Novo Mundo”. Também interpretou papéis no cinema e no teatro, atuou como dublador, cronista e apresentador.

Na quinta-feira, 16 de julho, a convidada será a cantora e compositora carioca Marina Lima, que participa de bate-papo musical com Paula Lima, cantora e diretora da UBC. Com 40 anos de carreira, Marina injetou modernidade e elegância na música pop ao entrar em cena em 1979 com seu primeiro álbum “Simples como Fogo”. A artista compôs sucessos como “Charme do Mundo”, “Fullgás” e “Virgem”, além de ter gravado canções que viraram hits na sua voz, como “Nosso Estranho Amor” (Caetano Veloso), “Não sei Dançar” (Alvin L.) e “Preciso Dizer que te Amo” (Cazuza, Dé e Bebel Gilberto).

Encerrando a semana, o músico, produtor e Diretor da UBC Geraldo Vianna comandará live com o cantor e compositor Moacyr Luz na sexta-feira, 17/07. Músico à frente do Samba do Trabalhador, que há 15 anos leva milhares de pessoas todas as segundas para o clube Renascença, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Moa é autor de clássicos da música brasileira como “Saudades da Guanabara”, “Coração Agreste”, “Pra Que Pedir Perdão?”, entre outras. Um dos seus principais parceiros foi Aldir Blanc, com quem possui mais de 100 canções gravadas.

Sobre o fundo “Juntos Pela Música”

A pandemia do Covid-19 acertou em cheio a indústria da música. A proibição da realização de eventos estancou quase por inteira a fonte de renda de milhares de artistas. A crise afeta também a arrecadação de direitos autorais por execução pública, que terá queda de R﹩ 140 milhões em 3 meses, segundo o Ecad. Diante deste cenário, a União Brasileira de Compositores (UBC) e o Spotify lançam o fundo “Juntos Pela Música”, que remunerará artistas que enfrentam dificuldades financeiras. O fundo nasceu com R﹩ 1 milhão, sendo R﹩ 500 mil da UBC e outros R﹩ 500 mil do Spotify, destinados a milhares de artistas afetados pela quarentena.

Para ampliar o alcance dos benefícios, as entidades abriram a campanha para doações da sociedade civil, através de uma plataforma de crowdfunding: http://www.benfeitoria.com/juntospelamusica.

O movimento faz parte do projeto global “Spotify COVID-19 Music Relief”. A empresa irá igualar as doações arrecadadas via crowdfunding, em parceria com a UBC, para atender os artistas. Neste caso, o Spotify se compromete a equiparar a doação em 1:1. Para cada real doado pela sociedade, a empresa doará o mesmo valor, além do aporte inicial de R﹩ 500 mil, até o limite do seu programa global de ajudas do gênero.

Atualmente, a campanha já soma mais de R﹩1,6 milhão. O valor arrecadado até o momento poderá ajudar 1013 artistas. 896 músicos já foram aprovados para receber o benefício de R﹩1.600, divididos em 4 parcelas.

Sobre a UBC

União Brasileira de Compositores – UBC é uma associação sem fins lucrativos, dirigida por autores, que tem como objetivo principal a defesa e a promoção dos interesses dos titulares de direitos autorais de músicas e a distribuição dos rendimentos gerados pela utilização das mesmas, bem como o desenvolvimento cultural.

A UBC foi fundada em 1942 por autores e atua até hoje com dinamismo, excelência em tecnologia da informação e transparência, representando mais de 30 mil associados, entre autores, intérpretes, músicos, editoras e gravadoras. Para mais informações: Elisa Eisenlohr: elisa.eisenlohr@ubc.org.br / Whatsapp: (21) 99746-4047

SERVIÇO – JANELA UBC

Data: 14, 16 e 17/07

Horário: 16 horas

Transmissão: http://www.instagram.com/ubcmusica/

Convidados:

– 14/07: Elisa Eisenlohr + Dudu Borges
– 15/07: Manno Góes + Leo Jaime
– 16/07: Paula Lima+ Marina Lima
– 17/07: Geraldo Vianna + Moacyr Luz

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS