A artista plástica, que desenvolve poemas com uma caligrafia singular, vai autografar exemplares de seu livro

Mana_Foto_de_MauroKury

Mana Bernardes vem a Goiânia no próximo sábado (7) para a próxima edição da Serigrafada, happening tradicional realizado pela Plus Galeria. A artista plástica é conhecida por criar poemas usando uma caligrafia peculiar, que caracteriza toda a sua produção. Na capital goiana, ela vai autografar seu livro, Mana e Manuscritos, e alguns de seus trabalhos poderão ser tatuados e aplicados em peças de vestuário. O goiano Oscar Fortunato também tem trabalhos que estarão disponíveis para essas aplicações, que serão todas feitas por ele, com a técnica da serigrafia. Rustoff e El Mendez são os responsáveis pelas tatuagens.

Além do livro, que retrata a produção de Mana Bernardes, o acervo da galeria conta com joias e obras de arte, como gravuras de diversas dimensões e obras originais da artista.

O trabalho da carioca também abrange a área de design. Ela está atualmente realizando performances pelo país para o lançamento de suas novas linhas em parceria com a rede de móveis e acessórios Tok&Stok, chamadas Ritos e Afetos. Esteve em São Paulo no último dia 27/10 e no Rio de Janeiro no último dia 3. Em 2013, as linhas Flutuantes e Livro em Louças foi lançada, e receberam novas peças este ano.

A artista
O reconhecimento amplo, nacional e internacional, aconteceu em 2005, quando Mana lançou o vídeo Conectar- se Pelo Cordão, exposto na Fondation Cartier, em Paris, e que foi exibido posteriormente em outros países. Em 2011, publicou o livro Mana e Manuscritos, pela editora Aeroplano. A performance Desembrulho Poético, com direção da atriz Vera Holtz, veio no ano seguinte. Este último trabalho conta também com uma série vasta de obras físicas, nas quais a artista borda poemas e palavras em plataformas muito frágeis e maleáveis, como papeis japoneses e de algodão.

Em 2014, a artista participou do projeto Exposição Aérea: Deu na Telha, que instalou obras de arte de diversos artistas em telhados de casas de moradores do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro.

As obras da artista já passaram pelo Chelsea Art Museum e pelo Museu de Arte Moderna (MoMA), ambos em Nova York. Suas joias estão disponíveis em lojas renomadas, como as do Museu de Arte e Design (The Museum of Arts and Design – MAD), em Nova Iorque, Instituto Inhotim, em Minas Gerais, Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), e Museu de Arte do Rio (MAR). (Marcellus Araújo)

SERVIÇO
O quê? Noite de autógrafos e Serigrafada com Mana Bernardes
Quando? Sábado (7), das 16h às 22h
Onde? Plus Galeria (Rua 114, nº 70, St. Sul. Goiânia-GO)
Quanto? Entrada franca. Livros e obras de arte à venda.