unnamed-1
(crédito: Tainá Lossëhelin)

“Se existe Rock and Roll no Brasil hoje, a culpa é dele.” Assim escreveu o notório jornalista e crítico musical Pedro Só, a respeito de Marcelo Nova. Com mais de 35 anos de carreira, o vocalista do Camisa de Vênus continua mostrando que, a cada show que passa, essa afirmação se torna mais verdadeira.

No próximo dia 7 de outubro, sexta-feira, o músico promete voltar aos primórdios do rock ‘n roll e levar um show exclusivo de rockabilly ao Rockerama Club, casa inspirada nos anos 50, em São Paulo, a partir das 20h. Acompanhado da banda que conta com seu filho Drake Nova na guitarra, o baiano promete um set de sucessos do estilo, que teve seu auge nos anos 50, ao lado de músicas próprias já consagradas.

Nascido em Salvador, na Bahia, Marceleza, como é carinhosamente chamado por seus fãs, descobriu muito cedo o verdadeiro significado do “Wop-bop-a-loom-a-blop-bam-boom”, que o americano Little Richard gritava a plenos pulmões. E a mudança provocada por aqueles três acordes em sua vida foi além do que ele poderia imaginar.

Em 1980, montou a banda mais polêmica e controversa do Brasil, Camisa de Vênus, com a qual lançou 7 discos que, somados aos 11 títulos de sua carreira solo, totalizam 18 álbuns, uma das obras mais vastas e consistentes do rock nacional.

Entre seus lançamentos, encontramos, por exemplo, o “Duplo Sentido”, primeiro álbum duplo do rock brasileiro, e o inovador “Blackout”, primeiro disco totalmente acústico de que se tem notícia na história do rock, gravado anos antes do formato virar moda. Não satisfeito com seu pioneirismo, Marcelo lançou ainda, em 2011, o primeiro blu-ray do rock nacional, “Hoje no Bolshoi”.

Além disso, carrega na bagagem duas parcerias antológicas: uma com Eric Burdon, líder da banda inglesa “The Animals”, na qual Eric gravou três canções de autoria de Marcelo, e a outra no clássico álbum “A Panela do Diabo” (1989), ao lado de ninguém menos que Raul Seixas.

Em 2012, Marcelo Nova se apresentou no Lollapalooza Brasil, sendo considerado por Sérgio Martins, editor da Revista Veja, como o melhor show do festival. No ano seguinte, lançou seu mais recente álbum solo, “12 Fêmeas”. O disco acabou vencendo a Retrospectiva UOL, na categoria melhor álbum de rock nacional com mais de oitenta e cinco mil votos de fãs espalhados por todo o Brasil e exterior.

Sobre o Rockerama Club e Hamburgueria

Programa perfeito para os fãs do rock ‘n roll de Elvis Presley e aos que sonham em voltar aos anos dourados por uma noite, o Rockerama Club, localizado no bairro da Bela Vista, em São Paulo, é uma casa noturna inspirada nos antigos diners americanos e dedicada a shows ao vivo de gêneros musicais famosos nos anos 50, como rockabilly, rock ‘n roll, country, e afins.

Aberto em dias selecionados, nas noites de quinta-feira a domingo (a agenda é divulgada semanalmente na página do Facebook), o Rockerama é frequentando por admiradores da cultura retrô e curiosos de modo geral. Por lá é possível encontrar garotos que capricham no topete, abusam da camisa branca e calça jeans com a barra dobrada, que até lembram o ator James Dean em Juventude Transviada (1955).

Já as garotas, são as típicas Pin-Ups, que investem no visual inspirado nos trajes da década de 1950, com a clássica maquiagem de olho marcado com delineador, batom vermelho e saia rodada, que gira enquanto dançam jive, popularmente conhecido como rockabilly – modalidade que, inclusive, pode ser aprendida em um curso oferecido pela casa às quartas e sábados.

A casa é um antigo sonho do casal de empresários e amantes dos anos 50, Larissa Montagner e Anderson Nápoles. A junção perfeita; enquanto ela é modelo Pin-Up, vocalista da banda de rockabilly Lady Cat & The Watch Dogs e estilista retrô, ele é barbeiro e um dos sócios da, também retrô, Barbearia 9 de Julho, com 8 lojas em São Paulo.

Com capacidade para 300 pessoas, o Rockerama Club possui um ambiente confortável e amplo. Palco, pista de dança e bar ficam localizados na parte de baixo da casa, enquanto a área do restaurante pode ser acessada no piso superior. Em estilo diner, traz cardápio com diversos tipos de hambúrgueres, porções, drinks e sobremesas, com inspiração em receitas tipicamente americanas.

Toda a decoração da casa é inspirada na temática atomic age, que faz referência à decoração americana típica da época da Segunda Guerra Mundial. Os elementos futuristas, como átomos, estrelas e foguetes, são combinados às cores em tons pastel. Nas paredes, pôsteres de bandas, filmes e personalidades do passado. Para completar, achados como uma geladeira antiga e uma jukebox Wurlitzer original. (Casa de Criatividade)

Rockabilly com Marcelo Nova
7 de outubro de 2016
Abertura da casa às 20h. Show às 22h.
Preço: R$ 50 na porta ou R$ 45 antecipado, pelo e-mailmarcelonovanorockerama@gmail.com
Tel de informações ou venda antecipada: 9 7194 1235 – Falar com Paula Febbe