*por Paulo Fernandes para rockontro.org

haydn_00

“CONCERTO PARA TROMPETE E ORQUESTRA” DE JOSEPH HAYDN

Ah! Quantos bons momentos a coleção “Grandes Compositores da Música Universal” me proporcionou na adolescência. Conhecer a vida daqueles grandes heróis do passado – sim! os artistas, são heróis de verdade ao plantar flores de arte no deserto da existência – e ouvir suas obras musicais que me faziam, e fazem, viajar e sonhar.

O volume dedicado a Haydn

O volume dedicado a Haydn

Cada fascículo, cada disco deixou sua marca, sua lembrança. Algumas, no mínimo, curiosas como o volume dedicado Joseph Haydn com o “Concerto para Trompete e Orquestra”. Um dia dos longínquos anos 70 eu estava me deliciando com a audição desse disco – que bacana um concerto para trompete – e minha irmã Jussara chegou e parou à porta do meu quarto e lançou um petardo fulminante:

– Credo!!! Que música esquisita, como você consegue ouvir isto?

Fiquei sem palavras e nem consegui prestar mais atenção à música. Não foi o que foi dito, mas quem o disse: minha irmã querida, sempre tão suave e comedida. Eu fiquei realmente abalado a ponto de não escutar a tal música pelos próximos 30 anos, kkkk.

A contracapa onde lê-se "Concêrto (sig) para Pistão e Orquestra"

A contracapa onde lê-se “Concêrto (sic) para Pistão e Orquestra”

Foi só neste século que eu resolvi tocar nesse assunto com minha irmã e saber que ela não se lembrava deste acontecimento específico, mas que ela também guardou uma pontinha de mágoa pelo fato geral de que meu irmão Pedro e eu a teríamos excluido de nossas audições musicais. Pronto! Demônios exorcizados e finalmente o velho Haydn, com seu especial concerto, pode ser ouvido novamente e com prazer renovado.