Mestre Mestre Vermelho comemora prêmio no Edital Culturas Populares: Edição Teixeirinha -2019 do Governo Federal

Janaina Gomes

(divulgação)

Atividades da prática da Capoeira Angola e dos elementos do Samba Chula, como musicalidade, dança, ritmo,  devem ser retomadas ao final do período de quarenta em Goiânia (GO)

A Associação de Capoeira Angola do Estado de Goiás, o Ponto de Cultura Buracão da Arte e o grupo Só Angola têm muito que comemorar em 2020. Mestre Vermelho (Vanderly Francisco de Oliveira) foi reconhecido pelo Governo Federal com prêmio do Edital Culturas Populares: Edição Teixeirinha -2019. 

Liberado no início deste ano, o prêmio destina um valor de R$ 14 mil, para que o Mestre Vermelho possa intensificar as atividades desenvolvidas, por meio da prática da Capoeira Angola e do Samba Chula em Goiânia, em Goiás, fortalecendo também os demais núcleos do grupo Só Angola, em Bordox (França), almas (TO), Brasília (DF), Cristalina (GO) e Pirenópolis GO

Mestre Vermelho iniciou suas atividades culturais em 1981 e em 1988 torna sócio- fundador do Grupo Só Angola e presidente da Associação de Capoeira Angola do Estado de Goiás, então há mais de 30 anos de movimentos culturais. Em 1999, dá início aos trabalhos do Ponto de Cultura Buracão da Arte, que após vários prêmios, e processo de despejo conquistou com muita luta junto ao Poder Público sua nova sede.

Além de ser Mestre de Capoeira Angola e Puxador de Samba Chula, Mestre Vermelho é Luthier, e confecciona instrumentos de percussão (atabaques, pandeiros, berimbaus, agogôs, entre outros).  É através da venda desses instrumentos e de doações da comunidade  para seu trabalho de resistência e referência em defesa do legado da cultura preta sobrevive.

A Associação de Capoeira Angola do Estado de Goiás/Ponto de Cultura Buracão da Arte/Só Angola localizados no setor Recanto das Minas Gerais, em Goiânia, recebe encontros semanais onde se aprende a tocar, cantar, jogar, dançar, resistir, questionar, pensar, conviver em grupo e com a diversidade, sociabilizar, valorizar as tradições, os fundamentos, os rituais da Capoeira Angola e do Samba Chula, bem como valorizar os mais antigos que detêm o saber. No local também são realizados eventos sociais e festivos que reforçam o trabalho.

As aulas acontecem de fevereiro a junho, com intervalo para as férias em janeiro e julho. As atividades são realizadas em sede própria, onde se reúnem a Associação de Capoeira Angola do Estado de Goiás/Ponto de Cultura Buracão da Arte/Só Angola, situada na Rua SR 70 Qd 85 Lt 16 Recanto das Minas Gerais, Goiânia-GO, todas sob coordenação do Mestre Vermelho.  As atividades devem ser retomadas ao final do período de quarenta.

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS