Patricia Finotti

(patricia finotti)

Abro meu Gmail, e lá na caixa de entrada, meu horóscopo diário. Rapidamente abro o email na esperança de encontrar uma mensagem positiva, que me anime…

Quando leio!!! Nada animador, apenas falando desse tal movimento retrógrado de Saturno, na casa do meu signo. Poxa vida! Eu tão querendo andar para frente. Aspirando por mais sucesso. E o zodíaco ao invés de me dar esperança, só me colocando para baixo….

Já ando meio down, fim de semestre. Geralmente época em que a meninada ou muda de turma, ou termina o curso de Inglês. Melhor “formam” como eles mesmo gostam de dizer, afinal são quase cinco anos estudando o idioma. E bem nesse semestre, uma de minhas turmas “forma”.

Sabe aquela turminha que começou de criança? A gente que é professora, torna meio que mãe desses menininhos, que acompanhou desde alfabetização no idioma, aos anseios em tornar adolescente. O primeiro namorado. As indagações sobre qual profissão escolher…. são muitas situações divididas com a professora do Inglês.

Alguns eram tão tímidos, e de repente agora estão tornando mulheres e homens. Assusta, né? Mas, o que mais me assombra é vê-los partir…. Logo agora que estão finalizando essa etapa de estudo, é quando inicia a da entrada da universidade.

A convivência com alunos sempre traz algo novo. Novas perspectivas e muito conhecimento.

Mas, tudo tem seu ciclo. E essa partida tem pesado. Tem me feito refletir que talvez seja essa momento de também bater asas e alçar outros vôos. Outros horizontes.

Tem certos momentos na vida que são verdadeiros marcadores que sinalizam o fechamento de uma situação. Talvez também seja o meu momento de trilhar um novo caminho. Afinal, a vida não convida, mas intima a atualizações necessárias para nosso próprio progresso, e passar para uma etapa seguinte. Acho que eu preciso aceitar que este ciclo está se fechando, e oportunizar novos propósitos e projetos.

Mas, como fazer isso??? Será que consigo realizar aquela viagem de imersão para o Reino Unido? Ou invisto em minha própria escola de idiomas? Ou sei lá? De repente, vou estudar para concurso público.

Mês que vem faço, 40 anos. Nunca quis me casar, ou ter filhos. Minha família sempre foi os meus alunos.

“De repente, esta é a hora de mergulhar nessa mudança!…” Imagino eu….

Abro meu perfil do Instagram, e dou de cara com a primeira postagem, que adivinhem? São as previsões do meu signo. Uma chama de esperança contamina meu ânimo:

“O movimento retrógrado de Saturno em sua vida, continua até setembro.”

CREDO!!!! Achando que as coisas se resolveriam como mágica. Mudaria meu caminho, de forma menos complicada.

A bem da verdade que é a gente que tem mudar. Não esperar pelos outros., ou por mágicas. Mas, sim escutar a nossa voz interna que nos alerta para trilhar um novo caminho atrás de nossos sonhos.

Se a Maria Joaquina que era zeladora da escola conseguiu chegar aonde queria, e hoje tem o melhor restaurante de nosso bairro. Por que eu também não posso mudar o rumo da minha história?