OlhO Comunicação

A CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico lança sua décima segunda edição com grandes novidades. Pela primeira vez, o evento será realizado totalmente de forma on-line, entre os dias 9 e 13 de dezembro de 2020. “Diante da impossibilidade de fazer a CRASH presencialmente, optamos por realizá-la virtualmente – um modelo que tem sido utilizado com êxito no mundo inteiro”, informa a produtora Márcia Deretti, que ao lado de Márcio Júnior, comanda a MMarte Produções, realizadora da CRASH. 

Os filmes estarão disponíveis gratuitamente pela plataforma brasileira de streaming especializada em cinema fantástico, Darkflix. “Essa novidade amplia o alcance da CRASH a todo território nacional, o que constitui, em certa medida, um ganho efetivo para o festival”, comenta a produtora. Outra novidade é que a mostra irá eleger os melhores filmes em três categorias: Curta-metragem nacional, Curta-metragem estrangeiro e Longa-metragem. Os filmes serão escolhidos por um júri de premiação formado pelos convidados: a pesquisadora Yasmine Evaristo, o jornalista crítico de cinema Marcelo Miranda e o professor e diretor de cinema Renné França.

No total, serão exibidos 100 filmes, sendo 80 curtas e cinco longas integrantes das mostras competitivas; mais duas sessões com quatro filmes cada uma em homenagem aos convidados internacionais, Lloyd Kaufman e Udo Kier; e uma sessão dedicada à temática blaxploitation, com sete filmes. A curadoria 2020 da mostra é formada pelos especialistas em cinema de gênero, Carlos Primati e Beatriz Saldanha; o cineasta udigrudi (cinema experimental/marginal), Gurcius Gwedner; o crítico de cinema André LDC; e os idealizadores da CRASH, Márcia Deretti e Márcio Júnior. As inscrições encerradas em outubro contaram com mais de 300 obras, vindas de 41 países; dentre eles, o Brasil teve o maior número de participações, com 47 filmes, seguido pela Espanha, com 40, e pelos Estados Unidos, com 38. França, Canadá e Portugal ocuparam os lugares seguintes. 

Convidados internacionais

Duas figuras de peso da história do cinema fantástico marcam presença na edição da mostra este ano, o diretor norte-americano Lloyd Kaufman e o ator alemão Udo Kier. Lloyd é um dos grandes mestres do cinema independente mundial, considerado uma lenda viva, está desde os anos 1970 à frente da Troma Entertainment. Nomes como Quentin Tarantino, Guillermo del Toro e Takashi Miike são declaradamente influenciados por Kaufman. Na CRASH, além da mostra em sua homenagem, ele participa virtualmente com a sua famosa masterclass: “Do your own damn movie!”, isto é, “Faça seu maldito próprio filme!”. A aula abre oficialmente a mostra 2020, no dia 9 de dezembro, às 20 horas.

Já Udo Kier, célebre ator conhecido por seu trabalho intenso no cinema de horror e exploitation, atuou tanto em blockbusters americanos quanto em pérolas do cinema cult. Kier fez mais de 200 filmes com diretores como Dario Argento, Fassbinder, Lars Von Trier, Herzog e Guy Maddin. Recentemente, fez o papel de vilão em Bacurau, de Kleber Mendonça Filho, filme vencedor de seis troféus no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro deste ano. A CRASH fará uma bate-papo com o ator em formato de live, no dia 13 de dezembro, às 19 horas, focando sua carreira e seus trabalhos no cinema de gênero.

Tanto a masterclass de Kaufman quanto o bate-papo com Kier permitirão a participação do público em geral, gratuitamente, sem inscrições, bastando para isso seguir o perfil da CRASH no FaceBook (facebook.com/mostracrash) ou o canal da MMarte Produções no YouTube. Aliás, esses canais também darão acesso às atividades de lançamentos e debate, detalhados a seguir. As atividades com os convidados internacionais contarão com tradução simultânea para o português e intérprete de libras, garantindo acessibilidade aos deficientes auditivos.

Oficinas, debates, lançamentos e um destaque especial

Nesta edição, estão sendo realizados, também virtualmente, três workshops: Efeitos especiais em maquiagem – módulo 2, comandada pelo expert Rodrigo Aragão; Black is Beautiful: O cinema blaxploitation de horror, ministrada por Carlos Primati e Queops Negronski; e Criação de trilhas sonoras para filmes de terror, com Paulo Beto. Todas gratuitas.

Na lista de debates está, no dia 12 de dezembro, às 16 horas, o Cinema Fantástico em tempos de repressão, mediado pela pesquisadora e profª draª da Universidade Federal de Goiás, Alice de Fátima Martins. Essa atividade contará com a participação de diretores de longas-metragens nacionais participantes da edição 2020 do festival.

Tradicional na CRASH, os lançamentos de livros e publicações constam da programação com direito a diálogo direto com os autores. A atividade será realizada no dia 10 dezembro, às 20 horas, por meio dos canais já citados no texto. A mediação será de Márcio Jr., um dos realizadores e curadores da mostra, com participação dos autores Petter Baiestorf, Germana Viana e Kiko Garcia.

O destaque especial desta edição fica por conta da arte que dá cara à CRASH. Foi produzida exclusivamente para a mostra por Jaca, considerado um dos mais importantes ilustradores e artistas visuais brasileiros.

Programação de filmes

De 9 a 13 de dezembro, pela plataforma de streaming Darkflix (acesso gratuito). Mais detalhes sobre os filmes tais como sinopse, tempo de duração, classificação e país de origem, dentre outros, podem ser acessados pelo link www.mostracrash/filmes-darkflix. Confira abaixo as sessões:

Mostra Competitiva de Longas

Atrás da sombra

Direção: Thiago Camargo, 85 minutos, 2020, Brasil

Data: 12/12

 
Cantos dos ossos

Direção: Petrus de Bairros e Jorge Polo, 88 minutos, 2020, Brasil

Data: 9/12 a 13/12


O cemitério das almas perdidas

Direção: Rodrigo Aragão, 95 minutos, 2020, Brasil

Data: 12/12  e 13/12


Detention

Direção: John Hsu, 102 minutos, 2019, Taiwan

Data: 11/12 – sessão única, às 21h

I am REN 

Direção: Piotr Ryczko, 71 minutos, 2019, Polônia

Data: 10/12 – sessão única, às 21h e 11/12 – sessão única, às 19h 


Rodson ou (onde o sol não tem dó)

Direção: Clara Chroma, Orlok Sombra e Cleyton Xavier, 75 minutos, 2020, Brasil

Data: 9 a 13/12 

Mostra Competitiva de Curtas (80 filmes)

9 A 13/12

Sessão 1: O futuro é agora (curtas de ficção científica)

Sessão 2: CRASH para toda a família (curtas censura livre)

Sessão 3: Metendo medo (curtas de terror)

Sessão 4: CRASH na alma (curtas fantásticos com pegada poética)

Sessão 5: Para morrer de rir I (curtas de terror e comédia)

Sessão 6: Para morrer de rir II (curtas de terror e comédia)

Sessão 7: Freak show (curtas estranhos e surreais)

Sessão 8: Fantástica CRASH (curtas de fantasia)

Sessão 9: Para morrer de rir III (curtas de comédia fantástica)

Sessão 10: Sessão Hitchcock (curtas de suspense e mistério)

Sessão 11: Horror & Drama (curtas fantásticos com pegada dramática)

Mostra Especial Udo Kier: 9 a 13/12

Mark of the Devil (A Marca do Diabo)

Sinopse: Na Áustria do século XVIII, o aprendiz de um caçador de bruxas tem dúvidas sobre a justiça da caça às bruxas quando testemunha a brutalidade, a injustiça, a falsidade, a tortura e a matança arbitrária que acompanham o trabalho.

Flesh For Frankenstein (Carne Para Frankenstein)

Sinopse: O Barão Frankenstein cria dois “zumbis” – um macho e uma fêmea – planejando acasalá-los para criar uma raça superior.

Blood For Dracula (Sangue Para Drácula)

Sinopse: Um doente conde vampiro viaja para a Itália com seu servo para encontrar uma noiva.

Cigarette Burns (Pesadelo Mortal)

Sinopse: Com um passado tórrido que o assombra, o dono de um cinema é contratado para buscar a única cópia existente de um filme tão notório que sua exibição única fez com que os espectadores ficassem homicidamente loucos.

​​Mostra Especial Lloyd Kaufman: 9 a 13/12

Shakespeare’s Sh*tstorm

#ShakepearesShitstorm marca o projeto mais ambicioso nos 45 anos de história da Troma. Trabalhando com uma das melhores empresas de efeitos especiais de Hollywood, a Troma traz uma experiência totalmente nova para sua marca estilizada. Ter um orçamento maior também trouxe filmagens em locações em maior escala na Albânia (o primeiro longa-metragem no país), bem como uma celestial trilha sonora da orquestra de Portugal e uma pequena ajuda do Bardo. Shakespeare nunca foi tão cru e sem filtros.

Terror Firmer

Terror Firmer é uma obra-prima surrealista do estilo Dalí, lançada pelo diretor Lloyd Kaufman e a equipe Troma. Seu humor maníaco, marca registrada, combina-se com uma nova sensibilidade mais sombria para criar o mais recente em uma linha lendária de clássicos do gênero. Inspirado no livro de Lloyd Kaufman, “All I Need To Know About Filmmaking I Learned From The Toxic Avenger”, Terror Firmer é a aventura cinematográfica mais cheia de ação, mais pessoal, mais bizarra e mais comercial nos 45 anos de história da Troma Entertainment . Homenageado por festivais de cinema em todo o mundo, Terror Firmer estabeleceu firmemente a Troma como a principal fonte do cinema alternativo de apelo de massa, a fonte mundial de arte independente!

Mutant Blast

Sinopse: Depois que um experimento científico dá terrivelmente errado e o mundo se transforma num apocalipse zumbi, um homem com força sobre-humana, uma soldada destemida e um homem preguiçoso e com ressaca devem se unir como a única esperança de sobrevivência da raça humana contra um apocalipse zumbi num mundo que está prestes a se tornar um deserto nuclear! Longa-metragem de estreia de Fernando Alle, que oscila a linha entre a comédia e o terror, com certeza um dos filmes mais emocionantes e selvagens que a Troma já lançou!

Citizen Toxie – The Toxic Avenger Part IV (O Vingador Tóxico 4)

Sinopse: O Vingador Tóxico se mete numa complicada troca de cidades e dimensões com seu inimigo, o insalubre (Noxious Offender). Em Amortville, ele descobre os segredos de seu desafeto, um líder nazista fanático por cirurgias plásticas. Insalubre desestabiliza Tromaville, mas o herói tenta voltar para a sua dimensão e fazer justiça.

Mostra Especial Blaxploitation: 9 a 13/12

Blacula (Blacula, O Vampiro Negro)

Sinopse: Um antigo príncipe africano, transformado em vampiro pelo próprio Drácula, encontra-se na moderna Los Angeles.

Scream, Blacula, Scream (Os Gritos de Blácula)

Sinopse: O vampiro Mamuwalde (Blacula) é agitado pelo vodu africano, e é forçado a matar novamente.

The Beast Must Die (A Fera Deve Morrer)

Sinopse: Oito pessoas foram convidadas para passar o fim de semana em uma propriedade numa ilha. Um deles é um lobisomem. Você consegue adivinhar quem?

Ganja & Hess (Ganja & Hess – A noite do vampiro)

Sinopse:Depois de ser esfaqueado com uma antiga faca infestada de germes, o assistente de um médico se encontra com um desejo insaciável de sangue.

J.D.’s Revenge (A Vingança de J.D.)

Sinopse: Um dócil estudante negro de direito é possuído por um mafioso dos anos 1940 em meados dos anos 1970 em Nova Orleans, Louisiana. O mafioso busca vingança contra as pessoas que mataram ele e sua irmã.

 Sugar Hill (A Vingança dos Mortos)

Sinopse: Proprietário de uma casa noturna de sucesso, Langston pede sua namorada, a fotógrafa Diana “Sugar” Hill, em casamento. No entanto, o chefão, Morgan e seus capangas matam Langston quando ele se recusa a vender o clube. Sugar Hill procura a sacerdotisa vodu, Mama Maitresse, para vingar sua morte. Mama convoca o Senhor dos Mortos, Barão Samedi, para ajudar Sugar em sua tarefa. Em troca, ela oferece sua alma a ele. Enquanto isso, seu namorado anterior, o detetive Valentine, investiga as mortes dos mafiosos de Morgan e suspeita que o assassino está usando vodu.

The House On Skull Mountain (A Mansão da Caveira)

Sinopse: Assassinatos ocorrem na propriedade sulista de uma sacerdotisa vodu quando quatro parentes se reúnem para ouvir seu testamento.

SERVIÇO

12ª CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico

De 9 a 13 de dezembro

Exibição de filmes: site/app Darkflix

Oficinas: Instruções direcionadas aos inscritos

Debates, lançamentos e masterclass: pelas redes sociais da CRASH e da MMarte Produções (ver abaixo)

EVENTO TOTALMENTE ONLINE E GRATUITO