(divulgação)

Vem aí a Mostra Sesc de Música – Sons e Sabores do Cerrado, que vai invadir Anápolis entre os dias 16 de maio e 1º de junho com muita gastronomia, intervenções artísticas e shows regionais e nacionais. (Samera de Almeida)

Confira a programação das oficinas formativas com profissionais renomados:

OFICINAS – 18 e 19/5: Inscrições gratuitas e antecipadas pelo e-mail samera.almeida@sescgo.com.br (Nome completo, CPF e telefone). Vagas Limitadas.

1 – Oficina: Gestão Cultural – da elaboração à produção de projetos (Case Mostra Sesc de Música)

Ministrante: Luiz Sérgio Fragelli

Data: 18 e 19/05

Horário: 9h às 13h

Aprofundar conhecimentosna Produção de ações Culturais em música. Propiciando enriquecimento do olhar, além de acesso a novas informações e momentos de reflexão crítica, tanto dos conteúdos como de sua experimentação através da prática estimulada. Abrir um espaço de debate e discussão sobre ações culturais, buscar aprofundamento no conteúdo e na estética de ações culturais, contribuir para agregar valores, discussões e reflexão crítica, estimule seu desenvolvimento e aprimore seu olhar. Valorizar produtores e artistas locais, incentivar análise de fazer e da experimentação em produção. Aulas expositivas com exibição de case e produção de material escrito. Mostrar estilos de ações culturais, leitura com intenções e marcação de pontos importantes, definição de estilo ações culturais, construção de projetos.

Carga horária: 8h (divididas em 2 dias).

2 – Oficina: Baixo elétrico

Ministrante: Gastão Villeroy

Data: 18 e 19/05/2019

Horário: 09h às 13h

Oficina de baixo elétrico, harmonia com ênfase na prática de conjunto e produção musical. O musico conta sua experiência com alguns dos maiores nomes da música brasileira e internacional, tocando, analisando, improvisando e arranjando canções e temas diversos, onde há espaço para discutir e esclarecer dúvidas e curiosidades acerca de shows, gravações, equipamentos, dentre outros assuntos relacionados.

Instrumentos abordados: baixo, bateria, guitarra/violão e piano

Público-alvo: a oficina está aberta a músicos, cantores, produtores e pessoas interessadas no assunto.

Os participantes precisam levar seus próprios instrumentos.

Carga horária: 8h (divididas em 2 dias).

3 – Oficina: Da palma da mão à planta do pé

Ministrante: Marco Lobo

Data: 18 e 19/05/2019

Horário: 14h às 18h

Objetivo: Mostrar aos participantes tudo que envolve a prática e o dia a dia de um músico. A percussão será trabalhada de forma lúdica, apresentando um pouco da cultura brasileira a partir de seus instrumentos percussivos e também como trabalhar em grupo.

Conteúdo: percepção musical, independência rítmica, improvisação, ritmos e cantos baianos e mineiros como capoeira, congo, moçambique e folia de reis.

Instrumentos abordados: caixa de folia, patangome, gunga, berimbau (tradicional e moderno), timbres percussivos e sons experimentais.

Público-alvo: interessados em percussão e na cultura popular brasileira.

Os participantes devem usar roupas leves e confortáveis. Caso possuam, levar os instrumentos: cajon, surdo, alfaia, zabumba…

Carga horária: 8h (divididas em 2 dias).

4 – Oficina: Além do Silêncio 

Ministrante: Federico Puppi

Data: 18 e 19/05/2019

Horário: 14h às 18h

Abrange a música como um todo, abordando os conceitos de percepção musical, improvisação, prática de conjunto, produção musical, evolução do instrumento e carreira no mundo da música. 

Por meio de exercícios lúdicos, os participantes poderão explorar as várias formas de tocar juntos, improvisar e produzir uma música. Por meio de bate-papo com perguntas e respostas, serão esclarecidas as dúvidas sobre assuntos pertinentes à vida de um músico, como ensaios, gravações, shows, equipamentos, entre outros assuntos.

Instrumentos abordados: violoncelo, violino, viola, baixo acústico

Público-alvo: instrumentistas de cordas (violoncelo, violino, viola, baixo acústico), mas também aberta para sopros e pianistas.

Os participantes precisam levar seus próprios instrumentos.

Carga horária: 8h (divididas em 2 dias).

5 – Oficina: Harmonia funcional 

Ministrante: Pedro Braga e Luiz Chaffin

Data: 18 e 19/05/2019

Horário: 14h às 18h

Conteúdo: percepção musical, independência rítmica, improvisação com cordas.

Instrumentos que serão abordados: instrumentos de corda.

Os participantes precisam levar seus próprios instrumentos.

Carga horária: 8h (divididas em 2 dias).

6 – Oficina: Voz Cantada

Ministrante: Profa. Ms. Sabah Moraes

Data: 19/05/2019

Horário: 09h às 13h / 14h às 18h

Temas abordados: O corpo como extensão da voz, a participação do cérebro no processo vocal, como o cérebro participa da afinação.

Público-alvo: cantores, atores, dubladores, artista em geral, professores de canto, fonoaudiólogos e demais interessados.

Carga horária: 8h.