(divulgação)

Núcleo da Notícia / Bruna Melo

A programação contará com live musical, festival gastronômico, tour virtual e encontro entre museus

O Museu Casa da Memória Italiana realizará a 3° Semana do Imigrante Italiano. A instituição promove constantemente parcerias e para celebrar este evento, que acontecerá entre os dias 19 e 27 de fevereiro, serão convidados o Museu Casa de Portinari, Museu da Imigração, Museu do Café de Santos, O Pastifício, grupo Napolitrio e a Scuola Cultura Italiana.

Para dar início às comemorações, no dia 19, às 16h, acontecerá um encontro virtual entre os Museus, um bate-papo sobre imigração e café, com pesquisadores e educadores do Museu da Imigração, Museu do Café de Santos, Museu Casa de Portinari e Museu Casa da Memória Italiana.

A programação do dia 20 ficará por conta do festival gastronômico, parceria com O Pastifício, uma casa que preserva a cozinha praticada das nonnas, no dia a dia e na valorização de ingredientes nativos. O festival oferecerá um cardápio comemorativo do Dia do Imigrante Italiano, com 4 opções, composto por entrada, prato principal e sobremesa. Os interessados poderão pedir seu prato de escolha, para almoço ou jantar, entre os dias 20 e 21. Parte da venda dos cardápios será destinada ao Museu Casa da Memória Italiana.

Já no domingo (21), às 13h, o público poderá acompanhar um concerto instrumental de canções italianas com tradições napolitana, popular e clássica, por meio da live do grupo Napolitrio, que será transmitido pelo Facebook e canal do Youtube do Museu Casa da Memória Italiana. O repertório contará com as músicas Santa Lucia, Bella Ciao, Io che non vivo senza te, Cinema Paradiso entre outras.

Museu Casa de Portinari encerra programação

No dia 23, às 17h, acontecerá a live, com a Scuola Cultura Italiana, sobre os hábitos italianos na mesa e na cozinha, com a fala de Giuseppe Contri, responsável pelas relações públicas do vice-consulado da Itália em Ribeirão Preto. E, para o encerramento da 3ª Semana do Imigrante Italiano, no sábado (27/02), às 10h30, acontecerá a mediação das cozinhas do Museu Casa de Portinari e do Museu Casa da Memória Italiana, transmitidas simultaneamente nas redes sociais dos dois museus. 

Durante a semana, as mídias sociais estarão repletas de curiosidades sobre os acervos dos museus, além de dicas de filmes e livros que relembram a imigração italiana para o Brasil e o legado cultural na região. 

História – A força da imigração na região de Ribeirão Preto carregou na bagagem os diversos modos de vida e cultura, que logo se misturaram à terra roxa. A imigração italiana mantém no presente os gostos culinários e sonoros; na cozinha, no jeito de falar e na arte, criando uma relação ítalo-brasileira de cultura.

Serviço:

Encontro virtual entre museus

Dia 19, às 16h

Local: Canal do Youtube e Facebook da Casa da Memória Italiana

Festival Gastronômico – Cardápio especial

Dia 20 (almoço e jantar);

Dia 21 (almoço)

Valor: Cardápio Ítalo-brasileiro R$ 68,90 e Cardápio italiano clássico R$ 78,90

Para mais informações: 16 3013-2378 ou whatsapp 16 99227-1860

Live: Concerto Instrumental – Napolitrio

Dia 21, às 13h

Local: Canal do Youtube e Facebook da Casa da Memória Italiana

Na mesa italiana – Hábitos italianos na mesa e na cozinha

Dia 23, às 17h

Local: Instagram @casadamemoriaitaliana e @scuolaculturaitaliana

Visita Virtual – Cozinhas nos museus

Dia 27, às 10h30

Local: Instagram @casadamemoriaitaliana e @museucasadeportinari

Mais informações: www.casadamemoriaitaliana.com.br