2 e 3 de dezembro, das 10h às 20h – entrada gratuita

unnamed-3

A quarta edição do Mercado Manual marca um ano de realização da feira realizada pelo Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Floristas Produções. O evento traz expositores de artesanato contemporâneo, apresentações musicais, atrações infantis, oficinas e praça gastronômica, e será realizado nos dias 2 e 3 de dezembro, das 10h às 20h, com entrada gratuita. A valorização e o estímulo ao trabalho de novos produtores é o maior objetivo do Mercado Manual. O Museu da Casa Brasileira, único museu do país voltado à arquitetura e ao design, atua na divulgação do design autoral, no fortalecimento da produção artesanal, e no estímulo ao empreendedorismo e à criatividade. “Com esta ação, o Museu da Casa Brasileira exerce sua vocação, promovendo, através da facilitação da venda direta do produtor ao consumidor, o estímulo à produção artesanal ou de pequenos empreendedores”, comenta a diretora geral do MCB, Miriam Lerner.

História
Desde sua primeira edição, em dezembro de 2015, o número de visitantes do Mercado Manual mais que duplicou, começando com 3.226 visitantes e chegando aos 7.239 na última edição, em setembr ode 2016. “Este crescimento se dá por diversos motivos: o aumento do interesse do público pelo consumo sustentável, a carência por produtos exclusivos e uma nova experiência de compra, que envolve cultura e o contato direto com o produtor”, avalia Daniela Scartezini, diretora da Floristas Produções. O número de expositores também acompanhou este crescimento. “Nosso trabalho de conteúdo faz questão de contar as histórias dos artesãos e a cadeia produtiva dos produtos. Acreditamos que, incentivando os consumidores a conhecerem a história de quem faz e como é feito o produto que consomem, o consumidor se desperta e fica mais consciente sobre essa relação”, completa.

Atrações
Serão mais de 100 expositores distribuídos pelo terraço e jardim do Museu, selecionados por uma curadoria que procura produtos sustentáveis e produzidos em pequena escala. Oficinas gratuitas orientam sobre reciclagem de roupas, produção natural de cosméticos, serigrafia, entre outras atividades. Uma programação de apresentações musicais ao vivo constrói um ambiente de festival nos dois dias de evento. Com curadoria de Luiz Morandini, os shows também promovem a composição autoral e a apreciação por públicos de todas as idades (programação abaixo).

Para as crianças, além da música o Mercado Manual traz atividades no jardim abertas durante todo o período do evento. O Erê Lab (menção honrosa no 30º Prêmio Design MCB), empresa que desenvolve objetos e oficinas para participação no urbanismo, traz seus brinquedos que promovem integração entre crianças. Outra atração é o Mundo Maker, espaço de aprendizagem que proporciona a crianças, adolescentes e adultos aprenderem a se expressar no mundo por meio da experiência e do fazer através da robótica, tecnologia 3D e mão-na-massa. Com a proximidade do Natal, as crianças também foram lembradas na seção de produtos. Muitos expositores trabalham com roupas infantis, acessórios e brinquedos que fogem do convencional, feitos de materiais como o tricô.

Os visitantes também encontrarão produtos de design para casa, cosméticos, joias, acessórios e moda. Todos os produtos se preocupam com a funcionalidade e a excelência de materiais.

Expositores
Casa, Arte e Decoração: Brunna Mancuso, Cosi Home, Cynthia Gyuru, , Flux, il Casalingo, Juliana Vomero, Luiz Vicente, Moa Estúdio, My Gipsy Bossa, Olive Cerâmicas, Os Ferreiros, Patricia Carvalho, Paula Juchem, Val Grywacz, Vela Made in São Paulo; Vestuário, Joias e acessórios: A Mafalda, Ho+ Schelp, Cabana, Helen Rodel, Iracema, Juliana Veinert, Dre Magalhães, Feixe Acessórios, MNML, Okan, Priscila Pini, Santa e Nuvem, Camila Cutolo, Camila Scarpi, Catarina Mina, Chaman, Comas, Crua, Voyage Voyage; Saúde e bem-estar: Primeira Folha, Sabon Sabon, Sal do Beija Flor, Vela Made in São Paulo; Papelaria e livraria: Kikaps Paper, Amora Papel; Infantil: Ateliê Cui Cui, Ateliê Mariposas, Lolo, Luca & Jack, Popoke, Vittoria Magnolia; Gastronomia: Granny, Vitoria Pães, Obaatian, Mermeleia.

Praça de alimentação
Veggies na Praça, Beijucaria, Graxa Food Bike, Hanuni Esfihas, Canaille, Ubá, Falafeando, Ruaa, Da Momô, Lemni, Frooty Açaí, Naked, Fida & Mina, Las Lolas, Derret, Lisboeta, Kinky Brownie, Os Maravilhosos Docinhos da Jé, Capitu, Cheers, Los Mendozitos.

Programação musical e oficinas
Sexta, 2 de dezembro

Durante todo o dia:
– Erê Lab: empresa que desenvolve objetos e oficinas para participação no urbanismo.

 

A partir das 14h: Mundo Maker: espaço de alfabetização digital para crianças, adolescentes e adultos, com pedagogia que une programação, impressão 3D e marcenaria.

Das 11h às 12h – Oficina | A Ressurreição das Roupas: oficina cápsula de supraciclagem

Os participantes são convidados a trazer camisas usadas para transformá-las em peças femininas. Orientada por Agustina Comas. Inscrições por ordem de chegada.

Das 12h45 às 13h45 – Música | Emana
Projeto musical do casal Ana Clara Cenamo e Renato Dias, com composições próprias e músicas andinas.

Das 14h30 às 15h30 – Oficina | Cosmética Natural
Noções básicas na produção de cosméticos naturais. Orientada por Beth Bacchini.Inscrições por ordem de chegada.

Das 16h às 17h – Música | Poin – Pequena Orquestra Interativa
Trabalho desenvolvido pelos integrantes da Cia Cabelo de Maria, a Pequena Orquestra Interativa é um grupo musical que tem como principal característica a interatividade com o público, que é incluído de diferentes formas em todos os números musicais instrumentais apresentados. No repertório, sonoridades que misturam música dos Balcãs, klesmer, valsas malucas e música cigana.

Das 17h às 18h – Oficina | Incensos Naturais
Produção de incensos em rolo com ervas frescas. Orientada por João Diel. Inscrições por ordem de chegada.

Das 18h às 19h30 – Música | Cosmopolita
O quarteto paulistano mergulha na atmosfera sonora das décadas de 1960 e 1970, combrasilidades e latinidades que se fundem ao funk, psicodelia e improvisos jazzísticos de forma espontânea e divertida. No repertório, temas autorais são mesclados com boogaloos, sambas de gringo, grooves e salsas.

Sábado, 3 de dezembro
Durante todo o dia:
– Erê Lab: empresa que desenvolve objetos e oficinas para participação no urbanismo.
– Mundo Maker: espaço de alfabetização digital para crianças, adolescentes e adultos, com pedagogia que une programação, impressão 3D e marcenaria.

10h30 às 11h30 – Oficina | Serigrafia com Stencil
Noções básicas de estamparia e um pouco da história da serigrafia e suas aplicações no mercado comercial. Orientada por Estúdio MOA e Marcus Dan.Inscrições por ordem de chegada.

Das 13h às 14h– Música | Ondina
Movido pela ideia de experimentação e diluição de fronteiras, o projeto Ondina é formado por Sole Yaya (harpa), Andre Nardi (oboé) e DJ K_ri (discotecagem). Esta união revela a pesquisa por sonoridades, paisagens musicais e a busca pela ressignificação dos instrumentos clássicos, colocando-os em destaque sobre diferentes tipos de base, da música eletrônica à black music.

Das 14h às 17h – Oficina | Crochê
O publico é convidado a aprender e aprimorar a técnica do crochê e trocar informações. Orientada pelo Coletivo Nalã.Vagas ilimitadas. Tragam suas linhas e agulhas.

Das 16h às 17h – Show | Trupe Pé de Histórias
Depois de enorme sucesso, a Trupe Pé de Histórias volta a se apresentar no Mercado Manual com o espetáculo “Conto dos Pássaros”. Livremente inspirado no livro “Mil Pássaros pelos Céus”, de Ruth Rocha, o show canta a história de uma cidade, uma menina e muitos pássaros.

Das 17h às 18h – Oficina | Estamparia com Carimbo
Nesta oficina, o público aprenderá a técnica de estampagem por blocos de madeira sobre um lenço. Orientada por Ligia Meneghel.

Das 18h às 19h30 – Música | Banda Éko Afrobeat
Com a proposta de difundir o gênero afrobeat, a banda Èkó Afrobeat mistura ritmos africanos com elementos de outros gêneros, sobretudo da música popular brasileira, na intenção de se conectar com outros agentes culturais da diáspora africana, levando sua musicalidade afro-brasileira para outros países.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país voltado à arquitetura e ao design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração e uma agenda com base em debates, palestras e publicações que contextualizam a vocação do museu na formação de um pensamento crítico em temas diversos como urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a diversidade do morar do brasileiro.

Sobre a rede Manual
A Manual, criada pela Floristas Produções, é uma rede que reúne pequenos empreendedores e novos criadores, propiciando ambientes de negócios, qualificação e relacionamento. Trata-se de uma ferramenta que incentiva e ressignifica o artesão, o autor, o criador. Composta principalmente por mulheres, a rede acredita no potencial feminino como agente transformador, e na capacidade de construção de um futuro melhor através da valorização do trabalho manual. A Rede Manual se estabelece e se relaciona em eventos físicos, como Mercado Manual, em oficinas e no site redemanual.com.br(Agência Lema)

SERVIÇO
Mercado Manual
2 e 3 de dezembro de 2016, sexta e sábado, das 10h às 20h – entrada gratuita sujeita à lotação
Local: Museu da Casa Brasileira – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano
Telefone: (11) 3032-3727
www.mcb.org.br

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 7 e R$ 3,50 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acesso a pessoas com deficiência
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local (preço único: R$ 35,00)

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br
www.mcb.org.br