Luiza Lorenzetti

Atividades de poesia e de gestão cultural integram a programação

Os Museus Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade, equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciados pela Poiesis, iniciam 2021 com uma programação on-line de cursos continuados para os interessados em literatura e gestão cutlural.

Por meio de aulas teóricas e práticas, o curso Poesia Expandida, do Centro de Referência Haroldo de Campos da Casa das Rosas, aborda o universo da poesia nas diversas possibilidades expressivas da palavra, do som e da imagem e explora a criação poética em diferentes suportes. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição com três trabalhos poéticos de sua criação que podem ser poemas, poemas visuais e/ou performances poéticas vocais e corporais. As inscrições ficam disponíveis até o dia 3 de março neste link. Os encontros acontecem de março a junho de 2021, às quintas, das 19h00 às 21h00, e aos sábados, das 10h30 às 13h30.

O Centro de Pesquisa e Referência do museu Casa Mário de Andrade oferece a 2ª edição do Programa Formativo Patrimônio, Memória e Gestão Cultural, um conjunto de cursos e atividades relacionados à preservação e gestão do patrimônio cultural brasileiro, que visa a colaborar para a preparação de profissionais da área. A cada ano, um novo ciclo se inicia, abrindo vagas para a nova turma. O Programa permite que o inscrito conclua todas as atividades dentro de um ano ou frequente as aulas durante mais de um ciclo, conforme a sua disponibilidade. A grade curricular é composta por oficinas e cursos obrigatórios e por atividades complementares, oferecidas regularmente na programação do museu Casa Mário de Andrade.

A seleção será feita com base no currículo do candidato e uma carta de intenção que justifique seu interesse em cursar o Programa. As inscrições para o próximo ciclo do Programa Formativo “Patrimônio, Memória e Gestão Cultural”, a ser realizado de abril a setembro de 2021, estão abertas e poderão ser feitas neste link até 8 de março.

SERVIÇO

POESIA EXPANDIDA
De março a junho, em dois encontros semanais: às quintas, das 19h00 às 21h00, e aos sábados, das 10h30 às 13h30.
Inscrições: de 18 de janeiro a 3 de março, neste link

PROGRAMA FORMATIVO DE PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E GESTÃO CULTURAL
De abril a setembro, com início no dia 13 de abril
Inscrições: até 8 de março, neste link
Horário das aulas:
PATRIMÔNIO CULTURAL: ASPECTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS
Terças-feiras, das 19h às 21h
GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
Quintas-feiras, das 19h às 21h
ESTUDOS DE CASOS, PESQUISA E ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS
Sábados, das 10h às 13h