Marketing multinível (MMN), também conhecido como marketing de rede, é um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos advém da venda efetiva dos produtos ou serviços. Diferencia-se do chamado “esquema em pirâmide” por ter a maior parte de seus rendimentos oriunda da venda dos produtos, enquanto, na pirâmide, os lucros vêm, apenas ou majoritariamente, do recrutamento de novos vendedores.

Nos Estados Unidos, uma forma de diferenciar os dois sistemas é a chamada regra dos 70%: se a empresa tem 70% ou mais de seus rendimentos advindos dos produtos é marketing em rede, senão é pirâmide.

No Brasil já existem várias empresas de sucessos que atuam nesta área do MMN a exemplo da Amway, Herbalife e Go Liberty.

A Go Liberty, empresa inglesa, que está atuando também no Brasil, com sede em São Paulo, vem investindo no Brasil , e seu principal objetivo é ensinar o brasileiro o caminho certo do multinível.

Recentemente a empresa fez a aquisição da maior fábrica de suplementos do Brasil: a Mednutrition, instalada no parque industrial de Aparecida de Goiânia, com área de 20.000 m2. A indústria será responsável pela fabricação de produtos para atender somente às redes da multinacional Go Liberty.

Em época de crise como a atual, essas empresas andam na contramão e, ao invés de enxugarem seus quadros, estão investindo e contratando colaboradores.  Para isso, a Go Liberty está investindo em centros de treinamentos em vários estados brasileiros para quem queira trabalhar no marketing multinível. (Palavra Comunicação)