(divulgação)

Gabriel Furlan

No dia 19 de novembro, a fundadora da Rede Mulher Empreendedora se torna a mais nova Dona da Rua da História

O mundo dos negócios está se transformando ao longo dos últimos anos e, cada vez mais, as mulheres se tornam protagonistas nesse cenário. Em diversos nichos, o empreendedorismo feminino vem ganhando força. Inclusive, em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino com objetivo de evidenciar e valorizar as mulheres empreendedoras. Para celebrar a data, em 19/11, e parabenizar a iniciativa, que apoia e inspira outras mulheres em todo o Brasil, a Mauricio de Sousa Produções homenageia Ana Fontes por meio do projeto Donas da Rua da História.

Com traços da Cascuda, a fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) acaba de entrar para o hall de mulheres que marcaram a história com suas ações, independentemente de sua área de atuação, seja na educação, ciências, artes, esportes e até mesmo no mundo dos negócios.

À frente das micro e pequenas empresas, tanto no comércio, na indústria ou nos meios digitais, as mulheres vêm conquistando espaços cada vez mais abrangentes e significativos. De acordo com o relatório especial Empreendedorismo Feminino no Brasil, divulgado pelo Sebrae em agosto de 2019, no primeiro trimestre do ano em questão, as mulheres representam 34,3% dos donos de negócio do país. São mais de 9,5 milhões de brasileiras à frente de um negócio formal ou informal, como empregadora ou por conta própria.

A fim de sanar dúvidas, apoiar e ajudar a enfrentar dificuldades do empreendedorismo feminino, em 2010, Ana Lúcia Fontes fundou um blog que futuramente se transformou na Rede Mulher Empreendedora. Desde então, a publicitária tem contribuído e incentivado milhares de outras mulheres a seguirem seus sonhos. Atualmente, as iniciativas já atingem 750 mil empreendedoras em território nacional. Por colaborar na carreira de tantas profissionais, Ana foi eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes em 2019 e LinkedIn top voices em 2020. Ela faz parte da W20, grupo de engajamento do G20, que tem como foco tratar questões de igualdade de gênero e empoderamento feminino nas 20 maiores economias do mundo, das quais faz parte o Brasil.

Para Mônica Sousa, criadora do projeto Donas da Rua e diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções, é gratificante homenagear a fundadora de uma plataforma tão importante e essencial para muitas mulheres no Brasil. “Ana é um exemplo a ser seguido. Uma mulher inspiradora que, por meio de suas ações, consegue transformar a vida de tantas outras mulheres e de seus familiares. Sororidade colocada em prática”, finaliza a executiva.

O projeto Donas da Rua e outras homenageadas pelo Donas da Rua da História podem ser conferidos no site: https://turmadamonica.uol.com.br/donasdarua/ddr-da-historia.php.